Starlink: serviço de internet do Musk garante supremacia da SpaceX em lançamentos espaciais
Dados indicam que 8 a cada 10 lançamentos de foguetes foram feitos pela companhia
Entre janeiro e março deste ano, foram feitos lançamentos de 626 foguetes ao espaço. Destas, 83%, ou 525, foram da SpaceX, segundo dados da BryceTech, uma empresa de análises e engenharia. Em segundo aparece a China Aerospace Science and Technology Corp, com 27 lançamentos, e a Roscosmos, da Rússia, com 24. Os demais lançamentos foram feitos pelas 11 empresas analisadas.
Ainda segundo os dados, a empresa de Elon Musk também foi a que lançou mais carga ao espaço. Foram 429.125 quilos, ante a 29.426 quilos da empresa chinesa, e outros 23.782 da russa.
Entre os clientes da BryceTech está o Escritório de Transporte Espacial Comercial da Administração Federal de Aviação do governo dos EUA. Os dados da consultoria indicam ainda que 552 desses lançamentos tiveram fins comerciais. Outros 54 foram para governos (31 para interesses civis e 21, para segurança), e outros 20 para pesquisas.
Starlink turbina lançamentos
Em entrevista ao Florida Today, Phil Smith, analista da indústria espacial da BryceTech, afirmou que o que explica esse desempenho da SpaceX é o avanço da Starlink, o serviço de internet do conglomerado de empresas de Elon Musk.
Smith lembrou que o serviço anunciou, por meio de um tuíte, ter chegado a Serra Leoa, o 100º país. Dados do dia 13 de junho indicam que são 6.079 satélites Starlink funcionando na órbita baixa da Terra, de acordo com Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics citados pelo Florida Today.
Ainda segundo Smith, a constelação aprovada foi de 12 mil satélites. "E o plano de longo prazo é ter 40 mil. Portanto, ainda temos um longo caminho a percorrer nesse sentido", afirmou o consultor ao jornal.