Starship: foguete deixou caos e sujeira no local do lançamento nos EUA
Decolagem do Starship, considerado o foguete mais potente de todos os tempos, também causou danos à base de lançamentos
A SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk, lançou o foguete mais potente já construído na última quinta-feira (20). No entanto, minutos depois de decolar da plataforma em Boca Chica, no Texas, o Starship explodiu, provocando tremores, janelas quebradas e uma chuva de sujeira marrom que assustou moradores dos arredores, segundo o The New York Times.
A cidade de Port Isabel, a dez quilômetros a noroeste do local do lançamento, foi coberta por uma espécie de areia grossa. Residentes afirmaram ao jornal que janelas de suas casas trincaram com o impacto dos tremores causados pela decolagem da nave e, em locais próximos à base de lançamento, pedaços de destroços também foram filmados voando pelo ar.
Todo o transtorno chegou a fazer um juiz do condado de Cameron fechar o acesso à praia de Boca Chica e de uma seção da rodovia estadual 4 "para proteger a saúde e segurança pública durante trabalhos de limpeza após uma anomalia".
Em declaração no Facebook, a Prefeitura de Port Isabel disse que o departamento de administração de emergências do condado de Cameron afirmou que a poeira "é areia e solo de perto da plataforma de lançamento da SpaceX lançados no ar pela força da decolagem". Um porta-voz do departamento disse que mais perguntas sobre a poeira da explosão devem ser endereçadas à empresa de Elon Musk.
O especialista em compliance ambiental e avaliação de riscos, Eric Roesch, que monitora os lançamentos de foguetes da SpaceX, alerta há muito tempo sobre os riscos ao ambiente da região em volta. "A presença da poeira sinaliza para mim que o modelamento de impacto foi insuficiente, porque esse efeito não foi citado como possível impacto", disse ao jornal.
Roesch acredita que a poeira e os detritos tenham saído em grande parte da cratera gigantesca formada na decolagem do foguete.