Startup anuncia holograma hiper-realista com "resolução retina"; veja
Nova tecnologia de holograma da VividQ promete melhorar a experiência de realidade virtual com imagens de alta resolução e foco natural
A startup britânica VividQ afirmou na quarta-feira (17) que desenvolveu hologramas com "resolução de retina", similares à visão humana. A tecnologia promete focos realistas e uma experiência mais natural.
Para criar as visualizações, a VividQ usaria uma engenharia especial que trabalha com luz, parecido com o que acontece quando nossos olhos veem objetos ao nosso redor. É como se o programa desenvolvido pela empresa controlasse como a luz se move.
Com um de hardware de exibição 4K de alto desempenho, a VividQ diz projetar imagens geradas por computador, permitindo que objetos holográficos 3D sejam posicionados em qualquer distância dentro do alcance focal de uma pessoa.
A expectativa da VividQ é que o impacto dessa tecnologia seja inicialmente sentido nas aplicações de realidade virtual e realidade mista. A empresa acredita que os hologramas proporcionarão aos usuários níveis sem precedentes de imersão e realismo.
Além disso, a VividQ quer resolver alguns problemas comuns da realidade virtual (VR), como a necessidade de equipamentos volumosos e efeitos colaterais como náuseas, fadiga ocular e dores de cabeça.
A VividQ exibirá os hologramas de resolução de retina com um display LCoS (cristal líquido sobre silício) de alta performance da JVCKenwood (JKC), uma empresa japonesa de eletrônicos. As duas empresas estão colaborando para trazer a tecnologia ao mercado no futuro próximo, mas ainda sem datas definidas.
"Usando o 4K LCoS da JKC, agora somos capazes de obter hologramas de resolução retinal com acuidade limitada, foco 3D total e um grande campo de visão. Isto permite uma tela única que, pela primeira vez, é capaz de corresponder à resolução e aos sinais de foco reais esperados pelo olho", disse Alfred Newman, chefe de pesquisa da VividQ, em comunicado.