Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Startup brasileira leva máquina de água potável pra Ucrânia

Equipamento desenvolvido por startup brasileira garantirá água de qualidade a mais de 10 mil civis.

12 mar 2022 - 02h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Uma tecnologia desenvolvida no Brasil levará água potável a mais de 10 mil civis ucranianos afetados pelos ataques recentes da Rússia. Nesta semana, um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou com destino à Varsóvia, capital da Polônia, para uma missão de repatriação de brasileiros que fugiram da Ucrânia e, na ida, transportou 50 equipamentos para purificação de água desenvolvidos pela startup brasileira PWTech.

Por conta do comprometimento dos sistemas de abastecimento, muitas cidades do País estão sem acesso a recursos hídricos. É o caso de Mariupol, um município com 400 mil habitantes localizado ao leste da Ucrânia, que, há quase uma semana, está sem água, suprimentos médicos e energia. E o mesmo acontece em outras cidades do País, como na cidade de Sumy, situada na fronteira com a Rússia.

Cada unidade do PW5660, como o equipamento foi intitulado, pesa apenas 12 quilos e é capaz de purificar quase 6 mil litros de água por dia, garantindo que fique isenta de bactérias, vírus, coliformes fecais e metais contaminantes, tornando-a ideal para o consumo humano.

Fernando Silva, CEO da PWTech, explica que a tecnologia foi desenvolvida com foco no baixo custo, na portabilidade e na funcionalidade. 

“O sistema de purificação de água que criamos é ideal para situações extremas que exigem praticidade, como é o caso da Ucrânia hoje. É um produto inovador que está contribuindo para muitas causas sociais e sustentáveis no Brasil e no Mundo. Basta conectar o equipamento na água e ligá-lo que, em menos de um minuto, a água já começa a sair pronta para ser consumida”, esclarece o empresário. 

As 50 máquinas que levarão água potável aos civis foram compradas através de uma licitação internacional feita pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), da ONU.

“Na segunda-feira de Carnaval, fomos convocados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), um braço do Ministério das Relações Exteriores, que também é parceira da Unops, para essa missão e, em apenas dois dias, providenciamos todos os equipamentos", conta Fernando.

A missão levou, ainda, refeições desidratadas e medicamentos ao governo de Volodymyr Zelensky. “Estamos muito sensibilizados com tudo que está acontecendo na Ucrânia e não abriríamos mão de ajudar essas famílias neste momento tão delicado do País”, completa o representante da startup.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade