Startup de foguetes Relativity mira novos produtos com impressora 3D ampliada
A Relativity Space montou um robô gigante de impressão 3D que pode permitir que a empresa projete produtos além dos foguetes que planeja lançar, disse o executivo-chefe da Relativity.
A startup está mirando o final do ano para o primeiro lançamento de seu foguete principal impresso em 3D, Terran 1, disse Tim Ellis à Reuters. O foguete é um de uma série de pequenos veículos de lançamento norte-americanos oferecidos por novas empresas para enviar pequenos satélites em órbita.
A nova impressora 3D da Relativity será usada principalmente para construir o foguete Terran R de próxima geração, disse ele, ressalvando que a empresa também pode explorar projetos em áreas como energia limpa e "materiais para outras aplicações".
"Esta impressão 3D de metal de grande formato ... realmente significa que estamos apenas começando com foguetes", disse Ellis. "À medida que essa tecnologia amadurece e mostramos que podemos construí-la e desenvolvê-la nós mesmos, poderemos assumir outros projetos."
A empresa está trabalhando com uma empresa de fusão nuclear para usar a nova impressora 3D para imprimir partes de um reator de fusão, disse Ellis. Ele se recusou a nomear a empresa, citando um acordo de confidencialidade.
A Relativity concentrou suas linhas de produção de foguetes em suas impressoras 3D, vendo a estratégia como uma vantagem entre os concorrentes para simplificar o projeto e a fabricação de peças e motores de foguetes.
A Relativity tem 1,2 bilhão de dólares em contratos de lançamento do Terran R até agora, disse ele.
Os rivais da Relativity, como Astra Space e Rocket Lab, criaram produtos como peças de satélite para gerar mais receita, mas são projetos mais caros e demorados.