Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Startup de IA Databricks atinge avaliação de US$62 bi em rodada recorde

18 dez 2024 - 11h28
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Databricks garantiu um valor de mercado de 62 bilhões de dólares depois de levantar 10 bilhões de dólares em uma das maiores rodadas de investimento de capital de risco da história, ressaltando o apetite de investidores por empresas de rápido crescimento vinculadas à tecnologia de inteligência artificial.

A rodada, liderada pela Thrive Capital, de Joshua Kushner, atraiu compromissos de investidores de elite, incluindo Andreessen Horowitz, DST Global, GIC, Insight Partners e WCM Investment Management.

O atual investidor, o fundo de pensão de professores de Ontario (OTPP), e os novos investidores ICONIQ Growth, MGX, Sands Capital e Wellington Management também participaram.

A Databricks espera obter um fluxo de caixa livre positivo pela primeira vez no trimestre que se encerra em 31 de janeiro e ultrapassar a taxa de execução de receita de 3 bilhões de dólares em janeiro. A empresa também espera ter faturamento de 3,8 bilhões de dólares no próximo ano fiscal, segundo fontes informaram anteriormente à Reuters.

O financiamento será usado principalmente para permitir que alguns funcionários resgatem suas ações, que constituem uma parte significativa da remuneração em startups e podem expirar após vários anos. A empresa planeja usar os recursos restantes para contratar talentos em IA, investir em novos produtos e em possíveis oportunidades de fusões e aquisições, de acordo com Ali Ghodsi, cofundador e presidente-executivo da Databricks.

O executivo atribuiu o marco da empresa de 11 anos de idade, que alcançou um fluxo de caixa positivo, aos seus esforços para desacelerar a expansão do número de funcionários em meio ao rápido crescimento da receita, bem como à contratação de pessoal no exterior para reduzir custos.

Amplamente visto como uma candidata a IPO, o financiamento obtido libera a Databricks da corrida por um evento de liquidez, o que significa que sua tão esperada oferta pública inicial de ações pode levar mais tempo.

"Teoricamente, o mais cedo que poderíamos fazer isso (IPO) seria no próximo ano, mas temos alguma flexibilidade agora. O que é mais importante para a gerência e para mim é oferecer oportunidades de liquidez aos funcionários", disse Ghodsi.

A rodada supera os 6,6 bilhões de dólares arrecadados pela OpenAI em outubro, refletindo um enorme apetite de investidores por empresas que simplificam a integração de IA e impulsionam as crescentes avaliações de startups como a OpenAI, apoiada pela Microsoft, e a xAI, de Elon Musk.

A Databricks, sediada em San Francisco, Califórnia, permite que seus 10 mil clientes, incluindo a empresa de pagamentos Block, liderada por Jack Dorsey, a operadora de telecomunicações Comcast, a fabricante de veículos elétricos Rivian e a empresa de energia Shell analisem dados.

A empresa, com 7.000 funcionários, concorre com a Snowflake, que tem um valor de mercado de cerca de 57 bilhões de doláres.

"A Databricks é uma das empresas privadas icônicas de tecnologia que, em nossa opinião, está pronta para se tornar a próxima plataforma. E, no setor de tecnologia, as plataformas demonstraram que, à medida que se tornam maiores, elas se tornam melhores e há mais vantagens em termos de escala", disse Vince Hankes, sócio da Thrive Capital.

A Insight Partners, que emitiu um dos maiores cheques da empresa este ano, de cerca de 1 bilhão de dólares, como investidor de retorno, disse que a adoção da IA generativa é um importante catalisador no próximo estágio de crescimento da Databricks.

"O mundo agora precisa ser capaz de processar mais dados não estruturados do que jamais precisou. A demanda exponencial por sistemas de gerenciamento de dados, análise e IA de nível empresarial sustenta o papel seminal que a Databricks desempenha para capacitar as organizações a desbloquear todo o potencial de seus dados", disse George Mathew, diretor administrativo da Insight Partners.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade