Startup quer retirar gelo intocado do Ártico para refrescar os drinques em Dubai
Segundo a empresa, a iniciativa pretende proteger o meio ambiente, além de apoiar as comunidades locais
A startup Artic Ice, da Groenlândia, pretende dar início a um projeto inusitado: enviar gelo do Ártico para refrescar os coquetéis mais sofisticados dos bares de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo a startup, a iniciativa pretende proteger o meio ambiente, além de apoiar as comunidades locais da região. Entretanto, nas redes sociais diversas críticas foram direcionadas ao projeto, com preocupações em torno dos impactos ambientais da retirada de gelo intocado do Ártico.
Como irá funcionar?
A Artic Ice afirmou que o gelo passará por uma série de testes de segurança antes de ser usado nas bebidas dos bares de Dubai. Segundo a empresa, o gelo será recolhido das “geleiras imaculadas da Groenlândia”.
Em seguida, testes de laboratório serão realizados para garantir a qualidade e segurança para o consumo humano.
O gelo será embalado e transportado para Dubai. A startup diz que, no futuro, o transporte será feito por embarcações neutras em carbono. Nos Emirados Árabes Unidos, o produto passará por mais testes e controle de qualidade.
"Colhemos gelo de icebergs naturais já naturalmente desprendidos da geleira e flutuando no fiorde de Nuuk. Cada iceberg é cuidadosamente selecionado e inspecionado manualmente antes de ser içado para o nosso navio de produção usando um guindaste e equipamento de elevação especializado. Este processo garante a qualidade e pureza do gelo", disse a empresa em seu site.
A startup garante que não retira o gelo diretamente da geleira: "Milhões ou bilhões de toneladas de gelo se desprendem das geleiras todos os anos. A nossa produção muito limitada tem, portanto, um impacto muito insignificante".