Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STF dá 24h para Elon Musk indicar representante do X no Brasil sob pena de suspensão da rede social

28 ago 2024 - 20h47
(atualizado em 29/8/2024 às 09h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o bilionário sul-africano Elon Musk seja intimado para designar, em 24 horas, o novo representante legal no Brasil de sua rede social X, sob pena de suspensão das atividades da plataforma no país.

Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla e proprietário da X
06/05/2024
REUTERS/David Swanson
Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla e proprietário da X 06/05/2024 REUTERS/David Swanson
Foto: Reuters

A decisão determina que Musk seja intimado por meio eletrônico para que indique o representante legal "sob pena de imediata suspensão das atividades da rede social 'X' (antigo Twitter) até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas".

O Supremo também postou a determinação na conta do tribunal no X e marcou o perfil do dono da empresa. A advogada constituída nos autos também foi intimada a apresentar informações, disse a corte em comunicado.

A ordem do magistrado faz menção a disposição prevista no Marco Civil da Internet em que diz ser cabível a suspensão temporária das atividades daqueles que, entre outros atos, não respeitarem a legislação brasileira e o sigilo das comunicações privadas e dos registros.

Musk reagiu à decisão horas depois com uma crítica a Moraes em uma publicação no X.

"Este 'juiz' repetidamente violou as leis que prometeu respeitar", escreveu.

Musk tem desafiado ordens judiciais de Moraes -- de quem já pediu o impeachment --, revelado o conteúdo de decisões de investigações e descumprido determinações do Supremo.

O bilionário, que recentemente anunciou que iria encerrar as atividades do escritório da rede social no Brasil, é investigado em inquérito no STF pelos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade