PUBLICIDADE

Sul da Alemanha enfrenta enchentes e alagamentos

Desde o final de semana, o sul da Alemanha é afetada pelas fortes chuvas. As enchentes e alagamentos causaram a morte de quatro pessoas, incluindo um bombeiro

4 jun 2024 - 20h15
(atualizado às 22h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos dias, a região mais ao sul da Alemanha é afetada por fortes chuvas. Diante do volume inesperado das águas, existem inúmeros registros de enchentes e alagamentos, o que obrigou milhares de pessoas a deixarem as suas casas. Até o momento, quatro mortes foram confirmadas pelas autoridades locais, incluindo a de um bombeiro que trabalhava no resgate. Há paralelos com a tragédia do Rio Grande do Sul.

Foto: Eldelik/Envato Elements / Canaltech

Baden-Württemberg e Baviera são os estados mais afetados do sul da Alemanha pelas enchentes e inundações. Na cidade de Regensburg, com 150 mil habitantes, o nível das águas do rio Danúbio está próximo dos 6 metros. 

Em outras cidades da região, as barragens também não conseguiram conter a água, e inúmeros decretos de estado de emergência foram emitidos. Há relatos de que em algumas dessas localidades, choveu mais em 24 horas do que a média de um mês inteiro.

Enchentes no Sul da Alemanha

"A situação é e continua sendo grave", afirmou Markus Söder, ministro-presidente da Baviera, na segunda-feira (3), segundo a emissora alemã DW. "As barragens ainda estão inundadas, há novas inundações e muitas evacuações", acrescenta. Mais de 3 mil pessoas foram evacuadas no estado, desde o final de semana.

Enchentes no sul da Alemanha causam mortes e destruição (Imagem: Chris Gallagher/Unsplash/CC)
Enchentes no sul da Alemanha causam mortes e destruição (Imagem: Chris Gallagher/Unsplash/CC)
Foto: Canaltech

Entretanto, Söder explica que "a água está baixando em alguns lugares e os trabalhos de limpeza estão começando". Os esforços das equipes de resgate continuam.

Efeito das mudanças climáticas

O chanceler Olaf Scholz está visitando as cidades do sul da Alemanha por causa das fortes chuvas e alagamentos, além de prestar ajuda à população. Nessa função, ele lembrou que os desastres e os eventos climáticos extremos associados às mudanças climáticas já ocorrem com maior frequência e é dever do estado agir. 

"Não devemos negligenciar a tarefa de deter as mudanças climáticas, causadas pela atividade humana. Este é outro lembrete que deve ser tirado deste desastre", afirmou Scholz, segundo a agência de notícias Reuters.

Paralelos com o Rio Grande do Sul

Inclusive, essa relação entre as mudanças climáticas e o número maior de eventos extremos já foi relatada em diferentes estudos científicos. Tanto é que é uma das causas da tragédia que ainda afeta o sul do Brasil, especialmente o estado do Rio Grande do Sul. Por lá, as chuvas ocorreram no mês passado.

Conforme a temperatura média do planeta sobe, mais episódios de fortes chuvas e alagamentos serão identificados, como são os casos da Alemanha e do Rio Grande do Sul. Em regiões opostas, podem ocorrer secas devastadoras e longas ondas de calor.

A seguir, veja a situação na Baviera, após as intensas chuvas: 

Fonte: Reuters, DW  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade