"Superlua rosa" aparece nesta quinta-feira (6); saiba como observar
Fase acontece quando Lua está perto do ponto mais próximo da Terra durante a sua órbita, chamado de perigeu
A Nasa divulgou que a chamada "Superlua Rosa" deverá aparecer nesta quinta-feira (6) para todo o Brasil. O fenômeno acontece quando Lua está perto do ponto mais próximo da Terra durante a sua órbita, chamado de perigeu.
O satélite natural ficará com uma aparência maior e mais brilhante do que o normal durante três noites, enquando passa por sua fase cheia, e o ponto máximo do fenômeno deve ocorrer por volta das 4h35 da madrugada de quinta.
A Lua não ficará da cor rosa, como o nome sugere. O fenômeno foi batizado em homenagem à flor pois, nos Estados Unidos, ela desabrocha nesta época do ano, durante a primavera do hemisfério norte. Em 2022 ocorreram três superluas: a de Morango, em junho, a dos Cervos, em julho e a de Esturjão em agosto.
No calendário cristão, trata-se da Lua Pascal, que indica a data da Páscoa - celebrada no primeiro domingo depois da a primeira lua cheia de primavera.
Um objeto atingiu a Lua — e este astrônomo conseguiu filmar o impacto
Há cerca de um mês, o astrofotógrafo norte-americano Andrew McCarthy publicou nas redes sociais uma imagem que revela detalhes impressionantes da Lua fotografada com 183 megapixels.
Seis meses antes, McCarthy havia divulgado uma das fotos mais detalhadas já feitas da Lua; mas, desta vez, conseguiu superar seu próprio feito. A imagem atual tem 183 MP contra 174 MP da foto anterior.
"Tirei uma foto com resolução obscenamente alta da lua na quarta-feira [dia 1º]. Amplie e confira os detalhes!", escreveu o fotógrafo em sua conta no Twitter.
Ele explicou que só foi possível fazer o upload de 25% do tamanho da imagem original devido às limitações de publicação da rede social.
“Levou alguns dias trabalhando de vez em quando, cerca de 3-4 horas rejeitando fotos de baixa qualidade manualmente, cerca de 8 horas de empilhamento de software (automatizado), cerca de 4 horas alinhando painéis de imagem manualmente e ajustando detalhes e diferenças de contraste entre os painéis para um ajuste limpo”, relatou o autor da imagem.
I took an obscenely high resolution photo of the moon on Wednesday. Zoom in and check out the details!
(Uploaded only 25% of the original image size due to twitter image size limits) pic.twitter.com/pMrwWS1aeQ
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 5, 2023