Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tábua de passar voadora? Avião mais largo do mundo é aprovado em teste

O Roc é impulsionado por seis motores e tem 73 metros de comprimento e 117 metros de envergadura. Pode ainda lançar aeronaves em pleno voo

18 mai 2023 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários
Stratolaunch Roc em voo; avião tem 117 metros de envergadura
Stratolaunch Roc em voo; avião tem 117 metros de envergadura
Foto: Stratolaunch

No último sábado (13), o maior avião do mundo, o Roc, da Stratolaunch, realizou o primeiro teste de liberação e separação em voo do veículo de provas Talon-A, o protótipo TA-0, nos EUA.

Segundo a empresa, o novo voo do Roc durou um total de quatro horas e oito minutos — este foi o 11º trajeto de teste. O avião possui duas fuselagens separadas, é impulsionado por seis motores e tem 73 metros de comprimento e 117 metros de envergadura. A aeronave pode decolar com peso máximo de 589,6 mil quilos. 

O projeto é obra da Scaled Composites, fundada pelo lendário designer aeronáutico Burt Rutan. O Roc é na verdade uma nave-mãe projetada para transportar foguetes e aviões menores. 

O vídeo foi postado pela Stratolaunch no Twitter e mostra detalhes da enorme aeronave. O veículo Talon-A da Stratolaunch pode ser visto anexado ao avião.

De acordo com o CEO da Stratolaunch, Zachary Krevor, "o hardware e sistemas de coleta de dados tiveram o desempenho esperado e agora estamos à beira de alcançar o voo hipersônico”, disse em um comunicado de imprensa.

A Stratolaunch espera que o Roc faça seu primeiro voo hipersônico no final do outono deste ano, segundo Krevor. As infomações foram reveladas ao site Space.

Voo suborbital da Virgin

Uma aguardada novidade no segmento aéreo acontecerá na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, data em que a Virgin Galactic quer lançar um novo voo suborbital tripulado. A empresa promete levar quatro pessoas a bordo do avião espacial VSS Unity.

Quando acontecer, a nova missão vai marcar o retorno da empresa ao turismo espacial após um intervalo de quase dois anos desde seu último voo tripulado, lançado em julho de 2021.

Chamada Unity 25, em provável referência ao 25º voo já realizado pelo avião espacial da empresa, a missão vai ser lançada do espaçoporto America, no Novo México. A tripulação vai contar com Jamila Gilbert, uma das especialistas da missão que vai estar acompanhada de Christopher Huie, engenheiro de ciências de voo na empresa.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade