Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tabuleiro Ouija | Conheça o jogo comprado online por Silvio Santos

Tiago Abravanel contou que uma das últimas compras de seu avô, Silvio Santos, foi um tabuleiro Ouija; jogo foi criado ainda no século XIX

20 ago 2024 - 22h55
(atualizado em 28/8/2024 às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

No último domingo (18), em entrevista ao Fantástico, o cantor Tiago Abravanel compartilhou uma curiosidade a respeito dos últimos dias de Silvio Santos, falecido no sábado (17), aos 93 anos. Segundo o neto, o apresentador havia descoberto recentemente o mundo das compras online e adquirido curiosos itens na internet, como um tabuleiro Ouija.

Foto: Divulgação/SBT e Universal Pictures / Canaltech

O objeto, criado nos Estados Unidos em meio a onda de espiritismo do século XIX, ganhou fama em todo o mundo por supostamente ser uma ponte de conexão com o mundo dos mortos. Segundo a lenda, ele permite que os vivos se comuniquem com aqueles que estão no além, recebendo mensagens ou avisos dessas entidades.

A fama do tabuleiro foi tanta que, nos cinemas, filmes de terror como Ouija: O Jogo dos Espíritos (2014), Veronica (2017) e o próprio O Exorcista (1973), um dos mais clássicos e populares título do gênero, o incluíram em suas histórias, mostrando o jogo como o início do problema dos protagonistas.

-

Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

-

Embora ninguém saiba exatamente de onde veio o nome do tabuleiro, no mundo real, o jogo virou mania entre crianças e adolescentes, e passou a ser comercializado como um brinquedo que "aterrorizava" os mais desprevenidos.

No Brasil, especialmente, o Ouija ficou bastante popular, ganhando versões mais modestas e improvisadas, que utilizavam itens mais baratos para a conexão. As duas mais clássicas são aquelas em que os participantes utilizam um copo de cozinha ou um compasso como indicador, o que explica porque, em terras tupiniquins, a brincadeira também ficou conhecida como "jogo do copo".

Como funciona a "comunicação" do Ouija

O tabuleiro Ouija foi adaptado em versões mais modestas no Brasil (Imagem: Divulgação/Amy Gillard por Pixabay)
O tabuleiro Ouija foi adaptado em versões mais modestas no Brasil (Imagem: Divulgação/Amy Gillard por Pixabay)
Foto: Canaltech

Originalmente jogado em dupla (embora seus jogos em grupo tenham se popularizado), o Ouija nada mais é do que um tabuleiro em formato retangular que possui todas as letras do alfabeto, todos os números de 0 a 9, as opções de "sim" e "não" e um recado de "adeus" (good bye, em inglês) para que os participantes possam encerrar a conexão.

Para jogá-lo, todos os presentes devem colocar seu dedo indicador e médio sobre a prancheta (inicialmente na letra G) e fazerem uma pergunta clara e direta sobre o que desejam saber. A ideia é que a entidade se comunique fazendo esse indicador deslizar pelo tabuleiro, e respondendo assim ao questionamento por meio das letras, opções e números dispostos.

Existem algumas regras importantes do jogo que devem ser seguidas, como nunca se comunicar com o espírito sozinho e sempre encerrar a conexão com um "adeus", mas de modo geral tudo depende da dinâmica que se estabelece na conversa.

Cena do filme Ouija: O Jogo dos Espíritos (Imagem,: Divulgação/Universal Pictures)
Cena do filme Ouija: O Jogo dos Espíritos (Imagem,: Divulgação/Universal Pictures)
Foto: Canaltech

No lado científico, os movimentos observados no Ouija, no entanto, já foram desvendados apenas como resultado do chamado efeito ideomotor. O fenômeno - observado pela primeira vez pelo naturalista britânico William Benjamin Carpenter, em 1852 - é, no caso da brincadeira, o resultado, ainda que inconsciente e involuntário, da força dos participantes sobre o objeto. O que explica porque é de fato possível observar algumas "respostas do além" durante as rodadas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade