Taiwan parou um navio após o corte de um cabo submarino; o problema é que só havia cidadãos chineses embarcados
Se for confirmado que dano foi intencional, episódio pode aumentar tensões entre Taiwan e China
Não há dúvidas de que os cabos submarinos, sejam de comunicação ou energia, se tornaram um grande personagem na geopolítica do planeta. Os casos de cortes e sabotagens ocorridos recentemente, juntamente com os enormes investimentos que estão ocorrendo entre empresas com IA na equação, atestam isso. No entanto, se o corte do cabo acontecer num local de alta tensão, como Taiwan, o incidente ganha um aspecto diferente.
Suspeita de sabotagem
Autoridades taiwanesas detiveram um navio cargueiro sob suspeita de cortar um cabo de comunicações subaquático que conecta a ilha principal ao arquipélago de Penghu, localizado a cerca de 30 quilômetros a oeste.
Enquanto a investigação está em andamento, o incidente se soma a uma série de outros semelhantes que levantaram preocupações sobre possíveis táticas de sabotagem marítima por China e Rússia. O problema: o navio era tripulado por cidadãos chineses.
A prisão
A guarda costeira taiwanesa detectou que a embarcação, um cargueiro dilapidado com financiamento chinês, estava na área quando ocorreu a ruptura do cabo. De acordo com Ou Yu-fei, porta-voz da Guarda Costeira, era a única embarcação presente nas proximidades no momento, o que reforça a hipótese de seu envolvimento.
Além disso, eles dizem que o navio pode ter usado um número de registro falso e mudado repentinamente seu nome, um padrão comum em atividades secretas.
Contexto possível
Conforme relatado pelo New York Times, o incidente ocorreu por volta das 3h24 da madrugada, ...
Matérias relacionadas
O segredo dos pilotos de caça chineses é uma técnica muito particular da dinastia Song: o qigong