Táxis sem motorista chegam a Hong Kong, entenda
Serviços foram conquistando espaço e se expandindo para outros centros de relevância na China
Os táxis autônomos conhecidos como robotáxis, veículos que não necessitam de condutor humano, estão se tornando cada vez mais frequentes em certas áreas urbanas dos Estados Unidos e agora chegaram a Hong Kong.
A Baidu anunciou que a sua divisão de carros autônomos começará a operar seus táxis autônomos na área de North Lantau, inicialmente com poucos veículos.
O projeto, denominado Apollo Go, começou em 2021, operando com 10 veículos numa área restrita de Pequim. Gradualmente, os serviços foram conquistando espaço e se expandindo para outros centros de relevância na China.
Em Hong Kong, o plano é iniciar a operação gradualmente, com apenas 10 robotáxis autônomos percorrendo os setores estabelecidos no acordo estabelecido com as autoridades de trânsito locais.
A peculiaridade dos táxis sem condutor da Baidu que iniciaram suas operações em Hong Kong está relacionada às normas que devem ser cumpridas, especialmente no começo do contrato, que tem validade até dezembro de 2029. De início, somente um veículo autônomo da Baidu será autorizado a funcionar em uma região específica por vez. Portanto, se dois clientes necessitarem do serviço simultaneamente, apenas aquele que realizar a chamada através do aplicativo Baidu Go receberá o serviço.
De início, somente um veículo autônomo da Baidu será autorizado a funcionar em uma região específica por vez. Portanto, se dois clientes necessitarem do serviço simultaneamente, apenas aquele que realizar a chamada através do aplicativo Baidu Go receberá o serviço.
Em determinado momento, a Waymo atribuiu à intensa movimentação de pedestres e veículos na San Gabriel Street a grande confusão que envolveu seus robotáxis autônomos.
O porta-voz declarou que os veículos foram supervisionados e controlados à distância, resultando na resolução da confusão "com foco na segurança e, sobretudo, na proteção dos pedestres".