Te cuida, ChatGPT! Empresa do Google pode lançar rival da IA em breve
A DeepMind foi pioneira em pesquisa de inteligência artificial na última década e foi adquirida pelo Google há nove anos
A DeepMind, braço de inteligência artificial do Google, anunciou que em 2023 pretende lançar o Sparrow, chat que promete ser mais seguro que o ChatGPT.
Apesar de ainda haver dúvidas sobre os perigos dos sistemas de pergunta e resposta geradas por IA, chamados de "chatbots", o Sparrow está pronto para ser lançado em breve na forma beta, segundo seus criadores.
A ferramenta foi apresentada ao mundo no ano passado. O motivo do "atraso" no lançamento, segundo Demis Hassabis, CEO da DeepMind, é que os desenvolvedores estavam implementando no Sparrow configurações de segurança faltantes no ChatGPT, como a própria citação de fontes.
"É certo ser cauteloso nessa frente", disse Hassabis em reportagem da revista Time publicada na quinta-feira (12).
O ChatGPT se tornou viral graças a sua capacidade de servir a diferentes tipos de demandas, mas também se envolveu em polêmicas com comentários discriminatórios e habilidades de criação de softwares maliciosos.
Segundo a DeepMind, o Sparrow será capaz de distinguir "contextos onde é apropriado ceder aos humanos". Além disso, em testes realizados pela empresa, o chat forneceu uma resposta apoiando-se em evidências 78% das vezes quando recebeu uma pergunta factual.