Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tecnologia e Soluções

Oferecimento Logo do patrocinador

O que esperar de 2025 para o mundo da IA

11 dez 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
David Cahn, sócio do Sequoia Capital, publicou previsões sobre o universo da Inteligência Artificial para 2025.
Foto: Reprodução

Quando David Cahn fala, o mundo da tecnologia presta atenção. Ele é sócio do Sequoia Capital, fundo de Menlo Park que administra mais de US$ 55 bilhões em recursos. A turma do Sequoia conhece o Silicon Valley de trás pra frente.

David acaba de publicar três previsões do fundo para o que nos espera em 2025, no universo da Inteligência Artificial. Meu resuminho:

Diferenciação entre os 5 grandes

Na corrida para igualar as capacidades do GPT-4, os principais players desenvolveram estratégias distintas.

O Google está apostando na integração vertical, aproveitando seu desenvolvimento interno de chips e construindo seus próprios data centers. Microsoft / OpenAI continuam a capitalizar suas marcas poderosas e o ChatGPT, que é de longe a IA mais usada do mundo, e tem crescimento de receita.

Amazon / Anthropic investe muito e virou um ímã de talentos, atraindo pesquisadores de ponta dos concorrentes. A xAI está impondo um ritmo forte no crescimento de data centers e tem o X (ex-Twitter) e o caixa de Elon Musk, enquanto a Meta está dobrando a aposta em modelos de código aberto - e tem as bases de Facebook, Instagram e WhatsApp.

À medida que essas empresas executam suas estratégias, veremos em 2025 alguns players avançando e outros potencialmente ficando para trás, diz David.

Busca com IA: o próximo killer app

A busca potencializada por IA está emergindo como uma aplicação potencialmente revolucionária. Observadores da indústria antecipam uma fragmentação do mercado de busca, com mecanismos de busca de IA especializados atendendo a profissões, segmentos e usos específicos.

Essa tendência pode levar a uma bifurcação entre as soluções de busca para consumidores e para empresas. Mecanismos de buscas diferentes e adaptados às necessidades e fluxos de trabalho distintos dos usuários.

E já vemos empresas como a Perplexity ganhando tração.

Perspectiva financeira

E a grana? Bem, após uma temporada de gastos ultra-agressivos, 2025 deve trazer uma estabilização nos investimentos. Com os principais players firmemente estabelecidos no ecossistema de IA, a Sequoia prevê que o foco mudará da expansão a todo custo para a execução - e entrega de resultados para os clientes.

À medida que a nova megacapacidade de data centers vai entrando em operação, projeta-se que os preços da IA continuem caindo. Menos barreira de entrada para sua adoção pelas empresas.

Isso por um lado, pode pressionar a rentabilidade das Big Techs. Mas por outro, tem enorme potencial de estimular o aparecimento de novas soluções criativas, em infinitas “garagens” mundo afora…

Vale ler o relatório na íntegra.

Eu também tenho uma previsão para fazer: no ano que vem, nosso timaço aqui na Woopi Stefanini vai continuar ralando para que a inovação em IA chegue rápida, útil e transformadora. Que venha 2025!

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade