OOH Para Todos: IA e Inclusão no Metrô de São Paulo
O metrô de São Paulo recebeu displays interativos com IA que adaptam audiodescrição de anúncios para pessoas com deficiência visual, em parceria com a JCDecaux, Euphoria Creative e Fundação Dorina Nowill.
Esse é um dos usos mais legais de IA para comunicação que eu já ouvi falar: displays interativos adaptados para pessoas com deficiência visual, no metrô de São Paulo.
A concorrência é forte: só cresce pelo mundo o uso de IA para marketar em espaços públicos. Muitos dos famosos painéis digitais de Times Square já adaptam anúncios em tempo real, com base no que está bombando nas redes sociais.
Na legendária Shibuya Crossing, o cruzamento mais movimentado do mundo, os telões usam IA para personalizar anúncios com base na demografia da multidão e no horário do dia.
E em Londres, os anúncios da Picadlly Circus ajustam seu conteúdo conforme o clima: exibem anúncios de óculos de sol e viagens pro Caribe em dias ensolarados - e guarda-chuvas quando chove...
Mas nada bate o OOH Para Todos, boa iniciativa da JCDecaux, gigante da mídia Out of Home, em parceria com a Euphoria Creative. A ideia é equipar o mobiliário urbano com tecnologia desenvolvida pela BIZSYS, com a supervisão da respeitada Fundação Dorina Nowill para Cegos, a grande referência brasileira na área.
O sistema detecta a presença de bengalas utilizadas por cegos. E aí ativa uma audiodescrição do anúncio! Entraram no projeto marcas como Amazon, Burger King, Hellman’s e Havaianas.
Veja o vídeo com o piloto na estação Santa Cruz - e os depoimentos de quem pela primeira vez "viu" um anúncio interativo...
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.