Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tecnologia e Soluções

Oferecimento Logo do patrocinador

Sua empresa usa mesmo IA ou só finge?

28 mar 2025 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Você já ouviu o termo “AI Washing”? Pois é isso mesmo que está imaginando: dar um "banho de IA" no negócio, passar uma maquiagem de modernidade e sair contando vantagem que sua empresa agora é “AI-Ready”.

Risco real e bem presente, segundo um novo estudo sobre a adoção de inteligência artificial na América Latina que foi realizado pelo UBS BB, banco de investimento que é parceria entre o UBS e o Banco do Brasil.

O estudo analisou a implementação de ferramentas de IA em 15 setores da região. Foi comentado em uma matéria do Felipe Frisch, para o excelente Pipeline do Valor Econômico. 

Um dado surpreendente: já são 29% das grandes empresas na América Latina que implementaram IA em suas operações, superando (!) os índices dos EUA (25%).

Empresas como Stefanini (38 mil funcionários), Mercado Livre, Rede D'Or, Itaú Unibanco e Bradesco foram destacadas por suas aplicações inovadoras de IA. A IA fez diferença em áreas que vão da personalização de serviços e diagnósticos médicos a gestão de riscos.

Setores como Commodities (óleo e gás, mineração, agronegócio) e Construção Civil ainda estão longe de integrar IA nos seus negócios, mantendo modelos tradicionais. Outro setor enorme ainda devagar no quesito IA é o de Alimentos e Bebidas.

O que falta? Infraestrutura suficiente e adequada. Profissionais qualificados. Falta treinar a força de trabalho. A regulamentação ainda não chegou e isso gera insegurança. E isso tudo estimula justamente o "AI Washing", com empresas usando suas iniciativas em IA só pra propaganda, não pra trazer resultados palpáveis.

Também falta nós, os profissionais que entregam soluções reais de inteligência artificial, fazermos um trabalho melhor de evangelização. Precisamos explicar com mais detalhes, mais dados e mais talento o tanto que a IA pode fazer já pelas empresas brasileiras - de todos os setores.

Vamos nos esforçar mais. A gente aqui na Woopi Stefanini tem cases incríveis pra te mostrar - se sua empresa ainda não abraçou a IA de verdade, me avise!

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework Homework
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade