Tecnologia recria Elis Regina em vídeo; veja repercussão nas redes sociais
Defensores se emocionaram com Maria Rita "contracenando" com a mãe; já críticos acharam de mau gosto "reviver" a artista em uma publicidade
As tecnologias de deepfake e inteligência artificial da nova campanha da automotiva Volkswagen, que promoveram um encontro da cantora Maria Rita com sua falecida mãe, Elis Regina, também causaram muita discussão nas redes sociais. O principal ponto foi a discussão ética do uso dessas feramentas para "reviver" pessoas mortas.
No vídeo, lançado nesta segunda-feira (3), Maria Rita canta o clássico "Como Nossos Pais" dirigindo um ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Ao seu lado, surge Elis conduzindo uma Kombi clássica. A canção foi composta por Belchior, mas a versão da cantora gaúcha que morreu em 1982 é um de seus maiores sucessos.
Diogo Cortiz, processor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pesquisador de inteligência artificial, deu a deixa de que o debate sobre isso será intenso no futuro.
A IA já está criando realidades alternativas e novos mundos. Esse comercial ficou uma obra-prima, mas, claro, surgem muitas novas questões éticas, filosóficas para os próximos anos.
Na era da IA, os filósofos vão ter muito trabalho. :)https://t.co/0LRpuvulz5
— Diogo Cortiz (@DiogoCortiz) July 4, 2023
Mas na verdade o debate já começou. Uma seguidora dele tocou na ironia política dessa situação: em um mesmo vídeo, tivemos uma canção considerada um símbolo de resistência contra a ditadura; no entanto, foi para promover uma empresa multinacional acusada de colaborar com o regime militar brasileiro.
Exato. Muitas questões novas deverão ser formuladas.
— Diogo Cortiz (@DiogoCortiz) July 4, 2023
Os defensores da peça publicitária não ignoraram a emoção de ver mãe e filha "contracenando" juntas pelas mãos da tecnologia — afinal, Maria Rita tinha apenas quatro anos de idade quando Elis Regina morreu.
O comercial com a @MariaRita é lindo, quem cresceu ouvindo Elis e hoje acompanha a Maria sabe a emoção que é. Além disso, é um retrato de um Brasil que eu gosto de ver.
Nem tudo precisa de análises sociológicas profundas e técnicas. Sente a emoção, a vida é mais que isso!
— carolinna (@carolnnaa) July 4, 2023
A emoção da Maria Rita vendo o resultado da Inteligência Artificial a colocando ao lado de Elis Regina no comercial já histórico dos 70 anos da Volkswagen. pic.twitter.com/zQ0oZisIeB
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) July 4, 2023
Já os críticos acharam de mau gosto "reviver" Elis Regina com computação gráfica, e ainda mais para fins comerciais.
É sério que geral está achando bonito esse vídeo promocional apelativo e tenebroso da Maria Rita cantando com o 'fantasma I.A.' da Elis enquanto dirige uma Kombi do Futuro?
— Gabriel Divan (@gabrieldivan) July 4, 2023
sobre a polêmica aí da Elis Regina da Wolks: eu sou absolutamente contra o uso de qualquer pessoa que já morreu em propaganda de empresa bilionária
Acho um escárnio com a memória da pessoa, que não está ali pra aprovar ou não aquilo, e pior, sendo usado de forma comercial
— Moco (@RafaelMoco) July 4, 2023
Sobre isso, há quem diga que não há problema algum, ainda mais quando a própria filha autorizou o uso da imagem da mãe.
Uma marca de carros fez uma propaganda linda, emocionante. Colocou Elis e Maria Rita cantando “como nossos pais”, unindo passado e futuro. O objetivo é vender. Vivemos num mundo capitalista.
E tem gente problematizando isso. 🤡pic.twitter.com/QDhLOPYB7Z
— Tauat Resende (@eutauat) July 4, 2023
A gata que é literalmente FILHA da Elis tá lá rindo no comercial e embolsando uma grana e as xixas do twitter tão incomodadíssimas com a reprodução em IA da diva, como se tivessem mais direito sobre a imagem dela do que a própria FILHA.
— Gabo (@somentegabo) July 4, 2023
Enquanto isso, teve quem optou pela zoeira de sempre mesmo e/ou detonou a qualidade técnica da "Elis deepfake".
faltou o bebê dançando pic.twitter.com/NXFzWxm8VK
— 🏴☠️ (@educontra) July 4, 2023
pra além das discussões sobre ditadura: a boneca da Elis tá DURA e CAPENGA o deepfake cagou com a imagem dela que era uma mulher lindíssima 😭😭
— PanDayn 🐼 (@DayNecas) July 4, 2023
Quero pedir um biscoito pra minha thumb, porque eu coloquei o Belchior na Kombi da Elis. pic.twitter.com/aTOwXTf9vX
— Maurício Ricardo (@MauricioRicardo) July 4, 2023
Sb o comercial de carro, onde vc está?
😭 0️⃣ |•-•-•-•-•-•-•|•-•-•-•-•-•-•| 🔟😡 pic.twitter.com/BDRmpzeCQR
— Jeff Nascimento (@jnascim) July 4, 2023