Telescópio captura "gato sorridente" em constelação de Unicórnio; veja imagem
Local está localizado a cerca de 15 mil anos-luz da Terra
Uma nova foto capturada pelo telescópio VLT Survey Telescope, hospedado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra a nebulosa Sh2-284, na constelação Unicórnio, repleta de estrelas jovens, que formam o sorriso de um gato.
A nuvem laranja e vermelha ganham destaque à medida que o gás e a poeira dentro da nebulosa se aglomeram para formar novos sóis.
O berçário estelar Sh2-284 é uma vasta região de poeira e gás e sua parte mais brilhante, visível nesta imagem, tem cerca de 150 anos-luz (mais de 1400 trilhões de quilômetros) de diâmetro. Ele está localizado a cerca de 15 mil anos-luz da Terra.
Aglomerado
Aninhado no centro da parte mais brilhante da nebulosa – logo abaixo do “nariz do gato” – está um aglomerado de estrelas jovens conhecido como Dolidze 25, que produz grandes quantidades de forte radiação e ventos.
Em um comunicado, astrônomos explicaram que a radiação é tão forte que é suficiente para ionizar o gás hidrogênio na nuvem, produzindo assim suas brilhantes cores laranja e vermelho. É em nuvens como esta que residem os blocos de construção de novas estrelas.
Esta imagem faz parte do VST Photometric Hα Survey of the Southern Galactic Plane and Bulge (VPHAS+), que estudou cerca de 500 milhões de objetos em nossa galáxia, ajudando-nos a entender melhor o nascimento, a vida e a eventual morte de estrelas em nossa Via Láctea. Caminho.