Telescópio Hubble captura nascimento de estrela e show de luzes impressiona; veja
A "estrela bebê" surgindo da nebulosa que a originou foi vista pelo telescópio no sistema multiestelar FS Tau
O Telescópio Espacial Hubble captou imagens impressionantes de um jato em erupção saindo de um envelope natal de gás e poeira. Esse fenômeno representa uma estrela recém-nascida anunciando-se ao cosmos.
A "estrela bebê" surgindo da nebulosa que a originou foi vista pelo telescópio no sistema multiestelar FS Tau. Localizado a 450 anos-luz da Terra, FS Tau faz parte da região Taurus-Auriga.
Esta região do espaço abriga um berçário estelar de nuvens escuras de gás e poeira, ou “nuvens moleculares”, que abrigam numerosas protoestrelas recém-formadas e estrelas jovens.
Os astrônomos já tinham descoberto estrelas binárias infantis nesta nebulosa com 2,8 milhões de anos, e agora uma segunda estrela infantil, designada FS Tau B, tornou-se conhecida.
A imagem flagrada do Hubble, mostra a FS Tau B parcialmente obscurecida por uma faixa escura e vertical de poeira. Acredita-se que esta seja a borda de um acúmulo de gás e poeira chamado disco protoplanetário, que circunda a estrela bebê.
Formação da estrela
A FS Tau B ainda não é uma estrela de pleno direito. Esta protoestrela está atualmente coletando material de seu entorno. Uma vez acumulada massa suficiente, a pressão no coração de FS Tau B será tão grande que o hidrogênio começa a sofrer fusão nuclear para criar hélio no seu núcleo estelar.
Esse é o processo nuclear que define o tempo de vida da sequência principal de uma estrela.