Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Telescópio Hubble flagra berçário estelar em galáxia anã; entenda

Segundo a pesquisa, muitas galáxias na constelação de Virgem são semelhantes a essa galáxia anã

29 jul 2024 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários
Foto do Telescópio Hubble apresenta IC 3430, galáxia elíptica anã na constelação de Virgem
Foto do Telescópio Hubble apresenta IC 3430, galáxia elíptica anã na constelação de Virgem
Foto: ESA/Hubble & NASA, M. Sun

Uma equipe internacional de astrônomos, utilizando o Telescópio Espacial Hubble, fez uma nova descoberta sobre a galáxia anã elíptica IC 3430, localizada na constelação de Virgem.

Apesar de seu tipo geralmente associado a estrelas mais velhas, a IC 3430 apresenta um núcleo repleto de estrelas azuis quentes, um sinal de um "berçário estelar". Segundo a pesquisa, isso é muito raro em galáxias elípticas.

As galáxias anãs elípticas são caracterizadas por sua aparência oval suave e pela ausência de gás, principal ingrediente para a formação de novas estrelas

Contudo, as imagens obtidas pelo Hubble revelaram um núcleo brilhante e azulado, indicando a presença de estrelas jovens e massivas.

Dados

Após analisar os dados, os astrônomos concluíram que a formação de estrelas na IC 3430 é resultado de sua interação com o meio ambiente do aglomerado de Virgem.

Ao se mover através do aglomerado, a galáxia anã experimenta a chamada "pressão de aríete", que comprime o gás residual em seu núcleo, desencadeando o nascimento de novas estrelas.

“Acredita-se que a pressão da galáxia atravessando o gás dentro do aglomerado de Virgem tenha inflamado o gás restante no núcleo da IC 3430 para formar algumas novas estrelas", escreveram em um comunicado.

A descoberta servirá para pesquisas futuras sobre a evolução das galáxias, especialmente das anãs elípticas. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade