Telescópio Hubble flagra galáxia em forma de água-viva; veja

Atmosfera náutica: galáxia de água-viva — conhecida como JO201 — fica na constelação de Cetus, monstro marinho da mitologia grega

6 mar 2023 - 16h36
Galáxia com "tentáculos" surpreendeu cientistas da Nasa
Foto: ESA/Hubble & NASA, M. Gullieuszik

Uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble revelou uma "galáxia água-viva" com tentáculos de estrelas, rondando pelo universo. Conhecida como JO201, a galáxia está localizada na constelação de Cetus.

Ela tem o nome de um monstro marinho da mitologia grega antiga. O que parecem ser tentáculos, logo abaixo do disco brilhante de seu núcleo, são, na verdade, trilhas de gás iluminados por aglomerados de estrelas.

Os cientistas estão agora investigando tamanho, idade e massa de tais núcleos de formação estelar no rastro da galáxia. O objetivo é entender melhor qual a conexão entre o processo que cria os "tentáculos" de gás e a formação de astros

A foto foi feita pela Wide Field Camera 3 (WFC3), instrumento capaz de capturar comprimentos de onda ultravioleta e infravermelho e responsável por outros registros notáveis do Hubble, como o "coração de estrelas" de Sagitário.

Projetado desde os anos 70, o telescópio Hubble foi lançado em 1990 e desde então rendeu uma série de grandes descobertas sobre o cosmos. Graças a ele, os cientistas puderam compreender melhor os processos de formação estelar e até estimar melhor qual a idade do universo.

Foto do telescópio Hubble de fevereiro traz a galáxia amorfa LEDA 48062, a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra
Foto: ESA/Hubble & NASA, R. Tully

Hubble achou galáxia

Apesar de ser um dos equipamentos astronômicos mais famosos da história, muito se especula até quando o Hubble continuará ativo e relevante em relação ao seu mais recente rival, o Telescópio Espacial James Webb. Mas ele continua com descobertas interessantes.

Em fevereiro, a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem da galáxia LEDA 48062, capturada pelo Hubble. Localizada a 30 milhões de anos-luz da Via Láctea, a galáxia brilha na foto acima como uma estrutura sem forma definida.

A galáxia LEDA 4806 é do tipo amorfa e fica na constelação Canes Venatici, os Cães de Caça. Na nova foto, ela aparece à direita de UGC 8603, uma galáxia lenticular que pode ser facilmente identificada graças à sua estrutura mais definida e em formato de disco.