Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Telescópio James Webb sofre falha e instrumento fica indisponível, diz Nasa

Ferramenta é uma das responsáveis por gerenciar operações, incluindo orientação, comunicações e coleta de dados

25 jan 2023 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários
Ilustração do James Webb no espaço: o telescópio deve ficar 20 anos em operação
Ilustração do James Webb no espaço: o telescópio deve ficar 20 anos em operação
Foto: NASA / BBC News Brasil

A Nasa informou instrumento Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS), do telescópio James Webb está indisponível no momento para operações científicas após uma falha de software no início deste mês. O comunicado foi publicado na terça-feira (24), no blog da agência. 

De acordo com o texto, o problema começou em 15 de janeiro, quando um atraso nas comunicações do instrumento fez com que o software de voo expirasse. Esse é um instrumento considerado crucial, porque ele é o responsável por gerenciar operações em uma determinada espaçonave, incluindo sua orientação, comunicações, coleta de dados e controle térmico.

O Telescópio Espacial James Webb é o maior, mais poderoso e mais complexo telescópio de ciência espacial do mundo já construído. Ele foi projetado para coletar dados que possam resolver mistérios do nosso Sistema Solar, e observar através de outras galáxias, no Universo mais profundo. 

Apesar de representar uma preocupação para os admiradores do projeto, a Nasa escreveu que a falha não significa que o Webb está prestes a sair da posição ou qualquer outra coisa desastrosa. 

“Não há indicação de qualquer perigo para o hardware, e o observatório e outros instrumentos estão todos em boa saúde. As observações científicas afetadas serão reagendadas”, informou a agência espacial. 

Agora, a Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA) trabalham juntas para determinar e corrigir a causa raiz do atraso do software. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade