Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tempestade solar pode provocar intensas auroras boreais, alerta agência

Fenômeno deve afetar o Hemisfério Norte, explica a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos

24 jul 2024 - 12h58
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Agência emite alerta sobre nova tempestade solar com intensas auroras boreais
Agência emite alerta sobre nova tempestade solar com intensas auroras boreais
Foto: Wikicommons/Marco Brotto

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) emitiu um alerta sobre uma nova tempestade solar, prevista para esta quarta-feira (24). O fenômeno pode provocar intensas auroras boreais no Hemisfério Norte.

O órgão do governo norte-americano, que monitora as condições climáticas, informa que a tempestade solar pode chegar até o estado de Nova York (EUA) e afetar o funcionamento de redes de energia e de sistemas de comunicação via satélite. 

"A aurora pode se tornar visível em alguns estados do norte e do meio-oeste superior dos Estados Unidos, de Nova York a Idaho", disse a Noaa.

A agência classifica esta tempestade como "moderada" ou G2. Sendo que as tempestades geomagnéticas são avaliadas em uma escala que vai de G1, a classe mais baixa, ao G5, a mais extrema.

Segundo a NOAA, o fenômeno é formado por ejeções de massa coronal liberadas no último dia 21 de julho.

Em maio deste ano, a Terra foi atingida pela maior tempestade solar desde 2005. A última vez que um fenômeno semelhante, tão poderoso, ocorreu foi há quase 20 anos, quando o Sol enviou plasma de alta energia em direção ao planeta.

O que é uma tempestade solar? Entenda riscos O que é uma tempestade solar? Entenda riscos

Como se proteger de uma tempestade solar

Não existe uma forma de evitar que as tempestades solares nos atinjam, pois se trata de um fenômeno natural. Mas é possível valer-se da prevenção para mitigar os impactos em nossas vidas. Para isso, existem maneiras de proteger aparelhos dos danos das tempestades solares, como, por exemplo, ligando computadores, televisões ou outros aparelhos elétricos em protetores.

Em casa, é possível colocá-los nas tomadas da rede elétrica, para impedir a transmissão de um pico de energia para os eletrônicos. “O problema é que, mesmo no nível da sua casa, isso é caro. Se você tem um bom protetor, quanto mais ele protege, mais caro vai ser”, analisa Thiago Gonçalves.

Da mesma forma, é possível proteger os transformadores das usinas hidrelétricas e outras da rede global de energia, mas o investimento nesse sentido também é bastante alto para as empresas. “Tem uma questão econômica que dificulta uma solução simples, já que é preciso gastar dinheiro para se proteger de maneira adequada”, opina o físico.

Outra forma de prevenção é tentar entender melhor o funcionamento do Sol, seus ciclos de energia e campos magnéticos. Para isso, vale acompanhar o trabalho de astrônomos e cientistas dessa área. Ao saber com antecedência de uma tempestade em direção a Terra, daria para desligar preventivamente a rede elétrica, protegendo o sistema sem necessariamente gastar muito dinheiro.

“O Sol precisa ser constantemente monitorado. Estudos indicam que, em alguns casos, é possível prever com seis horas de antecedência a chegada de uma forte tempestade solar na Terra”, afirma Daniel. “Felizmente fenômenos dessa natureza, que chegam a causar fortes impactos por aqui, são relativamente raros”, finaliza o professor.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade