Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tencent acelera investimentos em 2025 e entra na corrida por IA na China

A escalada nos gastos se alinha a investimentos similares em larga escala em IA realizados por outros líderes de tecnologia chineses

19 mar 2025 - 14h03
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Tencent aumentará seus gastos de capital em inteligência artificial em 2025, focando no desenvolvimento da tecnologia e infraestrutura. A empresa registrou crescimento de receita e lucro no quarto trimestre de 2023, impulsionada pelo segmento de jogos.
Tencent no China International Fair for Trade in Services (CIFTIS) 
 1/9/2022   REUTERS/Tingshu Wang
Tencent no China International Fair for Trade in Services (CIFTIS) 1/9/2022 REUTERS/Tingshu Wang
Foto: Reuters

A gigante chinesa de tecnologia Tencent disse nesta quarta-feira, 19, que vai aumentar suas despesas de capital (capex) em 2025, enquanto fortalece o desenvolvimento e a infraestrutura de inteligência artificial.

O presidente da Tencent, Martin Lau, disse aos repórteres em uma teleconferência pós-resultado que os investimentos subirão para "dois dígitos baixos" como porcentagem da receita, tendo a IA como foco principal dos aportes estratégicos.

As despesas de capital da Tencent saltaram de US$3,4 bilhões em 2023 para US$10,7 bilhões no ano passado, chegando a 12% da receita total, disse Lau. No quarto trimestre, a empresa gastou 39 bilhões de iuanes (US$5,4 bilhões) com iniciativas de IA.

"Continuaremos aumentando nossos investimentos em IA, aumentando o investimento em nosso modelo proprietário Hunyuan e expandindo nossas contribuições em recursos multimodais e de código aberto", disse Lau.

A escalada nos gastos se alinha a investimentos similares em larga escala em IA realizados por outros líderes de tecnologia chineses. O Alibaba anunciou em fevereiro que direcionaria pelo menos 380 bilhões de iuanes para computação em nuvem e infraestrutura de IA nos próximos três anos.

Enquanto isso, a ByteDance, controladora do TikTok, destinou mais de 150 bilhões de iuanes para despesas de capital em 2025, conforme noticiado pela Reuters em janeiro, grande parte voltada para desenvolvimento de IA e poder de computação.

No entanto, o guidance de capex da Tencent para 2025 sugere que, em relação à porcentagem da receita, os gastos ficarão estáveis ante 2024, indicando uma desaceleração no crescimento.

O diretor de estratégia da companhia, James Mitchell, disse a analistas em uma teleconferência separada que o forte aumento nas despesas de 2024 deve atender às necessidades de 2025, e notou que o capex da Tencent no quarto trimestre excedeu o de qualquer outra empresa chinesa de tecnologia listada.

Lau disse que os planos de investimentos podem ser ajustados para cima se a demanda por serviços aumentar.

A empresa registrou uma receita de 172,4 bilhões de iuanes (US$23,83 bilhões) no quarto trimestre, aumento de 11% ano a ano, superando expectativa média de analistas de 168,9 bilhões de iuanes, de acordo com dados da LSEG.

O lucro líquido somou 51,3 bilhões de iuanes, contra expectativa de 46,3 bilhões de iuanes, segundo dados da LSEG.

O crescimento da receita foi impulsionado principalmente pelo desempenho robusto no segmento de jogos, com a empresa se beneficiando da flexibilização regulatória no setor chinês de jogos, após restrições rigorosas em anos anteriores.

Nos últimos meses, a Tencent tem acelerado suas iniciativas de IA, tornando-se a primeira grande empresa tecnológica chinesa a integrar a tecnologia da startup chinesa DeepSeek. A integração ocorreu nos principais produtos da companhia, incluindo o WeChat - principal plataforma de mensagens e pagamentos da empresa, com mais de um bilhão de usuários ativos - e o Yuanbao, assistente de IA da Tencent.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade