Tencent registra lucro acima de estimativas com games e fintech
A Tencent Holdings divulgou um aumento de 35% no lucro líquido trimestral, ficando acima do previsto, com o crescimento de seu negócio de games após um longo congelamento regulatório na China e suas operações de fintech terem visto uma alta acentuada nas receitas.
No entanto, a maior empresa de games do mundo em receita também relatou uma desaceleração no crescimento da receita de publicidade online e disse que as condições do negócio devem permanecer difíceis em meio à desaceleração da economia chinesa e das tensões comerciais com os EUA.
"Esperamos que o impacto negativo do atual ambiente de negócios persista no segundo semestre de 2019", afirmou.
A Tencent registrou 24,14 bilhões de iuanes (3,44 bilhões de dólares) em lucro líquido no segundo trimestre encerrado em junho, contra uma estimativa média de 20,74 bilhões de iuanes de 13 analistas consultados pela Refinitiv.
A receita de jogos para smartphones subiu 26%, para 22,2 bilhões de iuanes, ajudada pelos principais títulos, incluindo "Honor of Kings" e "Perfect World Mobile", além de novos lançamentos.
"FinTech and Business Services" - uma nova categoria de receita criada este ano que inclui pagamentos e serviços em nuvem - gerou 22,9 bilhões de iuanes, 37% acima dos negócios comparáveis do ano passado, ajudada pelo rápido crescimento do volume de pagamentos comerciais.
A receita de publicidade online cresceu 16% no trimestre, ante 25% em janeiro-março, o que a Tencent disse ser devido a um "ambiente macro desafiador e ao aumento da oferta de publicidade com vídeos curtos em todo o setor".
As receitas de publicidade na mídia caíram 7% com relação ao ano anterior, o que a Tencent atribuiu à base de comparação forte devido à Copa do Mundo e "atrasos inesperados para exibição de certas séries dramáticas de primeira linha".