Tesla, de Elon Musk, anuncia recall de mais de 2 milhões de veículos nos EUA
Veículos Model S, Model X, Model 3 (de 2017 a 2023), Model Y e os carros Cybertruck de 2024 estão envolvidos na chamada de retorno
A Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (2), anunciando um recall massivo envolvendo praticamente toda a frota da Tesla, do Elon Musk, nos Estados Unidos.
Um total de 2,2 milhões de veículos, incluindo modelos Model S, Model X, Model 3 (de 2017 a 2023), Model Y e os carros Cybertruck de 2024 estão envolvidos na chamada de retorno.
Segundo a agência reguladora, os avisos devem ser enviados para os proprietários dos veículos até o próximo dia 30 de março.
O motivo do recall, de acordo com a NHTSA, é uma discrepância nos tamanhos de fonte utilizados nas luzes de advertência dos veículos elétricos da Tesla.
A decisão de design e tecnologia da empresa resultou em fontes nos painéis que são menores do que o necessário, aumentando significativamente o risco de acidentes. A falta de clareza nas instruções em momentos críticos, devido à dificuldade de leitura, tornou-se uma preocupação de segurança para os condutores.
A agência reguladora destacou que as fontes nos indicadores visuais de advertência para freio, estacionamento e sistema antibloqueio de freios (ABS) não atendiam aos padrões de segurança estabelecidos nos Estados Unidos, que exigem uma altura mínima de 3,2 milímetros.
Além disso, o padrão requer cores contrastantes para a escrita, advertência visual e o fundo, que também não estavam em conformidade.
A questão da segurança dos veículos elétricos da Tesla continua a ser monitorada de perto, levantando questões sobre a integridade do design e da produção da renomada fabricante de automóveis.