PUBLICIDADE

TikTok aproxima jovens de dietas irreais e perigosas para a saúde

Novo estudo mostrou que a glorificação da perda de peso e a falta de vozes profissionais falando sobre o assunto reina na rede

3 nov 2022 - 17h44
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeos que exaltam a magreza e culpabilizam quem não consegue emagrecer são constantes no Tik Tok
Vídeos que exaltam a magreza e culpabilizam quem não consegue emagrecer são constantes no Tik Tok
Foto: Anemone123 / 241 images / Pixabay

Um novo estudo feito na Universidade de Vermont (EUA) mostrou que o TikTok promove dietas consideradas tóxicas, com a glorificação da perda de peso e a falta de vozes profissionais falando sobre o assunto. A maior parte dos conteúdos é produzido por adolescentes e jovens do sexo feminino e brancas.

De acordo com o trabalho, os conteúdos podem contribuir para comportamentos alimentares desordenados e insatisfação corporal em jovens que usam a plataforma

Foram mais de 1.000 vídeos analisados e dez hashtags populares que estão relacionadas à nutrição e à vida fitness – cada uma com mais de 1 bilhão de visualizações. Segundo os pesquisadores, a lenda de que o peso é o melhor indicativo de saúde de alguém é uma mensagem muito disseminada.

O direcionamento dos vídeos varia: alguns focam em receitas e hábitos alimentares e outros dão dicas para reduzir a gordura corporal. O estudo também afirma que há o pressuposto que a saúde só é possível em um peso específico.

“Todo dia, milhões de adolescentes e jovens adultos recebem conteúdo no TikTok que pinta uma imagem muito irreal e pouco precisa sobre comida, nutrição e saúde”, afirmou a nutricionista e pesquisadora chefe do projeto, Lizzy Pope.

O escopo analisado pelos pesquisadores considera publicações realizadas desde 2020 e teve como critério os 100 vídeos mais populares das dez hashtags em temas como alimentação, nutrição e peso. 

A premissa falsa de que o peso é o melhor indicativo de saúde de alguém é uma mensagem muito disseminada na plataforma
A premissa falsa de que o peso é o melhor indicativo de saúde de alguém é uma mensagem muito disseminada na plataforma
Foto: Solen Feyissa / Pixabay

Os conselhos encontrados foram pouco profissionais, normalmente feitos por pessoas sem formação no assunto e que não têm evidências médicas e/ou científicas para basearem suas declarações. Além disso, a maioria deles incentiva uma relação nada saudável com a comida.

As dezhashtags mais populares mapeadas no estudo foram:

  • #WeightLoss (Perda de peso) - 9,7 bilhões de views 
  • #WhatIEatInADay (o que eu como em um dia) - 3,2 bilhões de views 
  • #diet (dieta) - 3 bilhões de views 
  • #PlusSize - 2,6 bilhões de views 
  • #WeightLossJourney (jornada da perda de peso) - 2,1 bilhões de views 
  • #MealPrep (preparo de refeição) - 2,1 bilhões de views 
  • #bodypositivity (positividade do corpo) - 2 bilhões de views 
  • #fatloss (perda de peso) - 1,6 bilhão de views 
  • #WeightLossCheck (algo como perda de peso confirmada) - 1,3 bilhão de views #Nutrition (nutrição) - 1,1 bilhão de views

O artigo destaca que muitas das falas soavam como estímulos de um treinador ou treinadora, contendo frases como "sem desculpas", "levante-se" e "se você quer muito, você vai fazer isso", o que implica que decidir não buscar perder peso é uma falha de motivação pessoal.

A maioria dos jovens que estão no TikTok hoje (60%) são jovens de 16 a 26 anos, segundo a consultoria Wallaroo. Sö no Reino Unido, o índice de jovens de 11 a 17 anos que sofrem problemas com a alimentação quase dobrou desde 2017, de acordo com o serviço de saúde do país (NHS, em inglês).

O Instagram também já foi criticado anteriormente por promover uma cultura tóxica para meninas adolescentes. Nos documentos vazados à imprensa chamados Facebook Papers, a empresa assume saber disso e em 2019, afirmava saber que tinha "piorado os problemas com a imagem do próprio corpo para uma em cada três garotas adolescentes".

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade