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TikTok confirma o fim do Fundo dos Criadores em alguns países

TikTok confirma o fim do Fundo dos Criadores enquanto migra o mecanismo de remuneração para o Programa Criativo, disponível no Brasil

7 nov 2023 - 15h10
(atualizado às 18h19)
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O TiKTok anunciou o fim do fundo de US$ 1 bilhão destinado para a remuneração de conteúdos virais na plataforma em quatro mercados internacionais. Criadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França não serão mais contemplados por esse mecanismo a partir do dia 16 de dezembro. A decisão não afeta o "Programa Criativo" de monetização anunciado este ano pela companhia.

Foto: Solen Feyissa/Unsplash / Canaltech

O fundo bilionário foi criado em 2020 com a proposta de pagar os criadores pela divulgação de conteúdos que geram engajamento na plataforma de vídeos curtos ao longo de três anos. Nos últimos meses, no entanto, o repasse de dinheiro diminuiu, com retornos cada vez menores por materiais com milhões de visualizações, e incomodava a comunidade.

A gigante chinesa não informou se toda a quantia reservada para o fundo foi utilizada no período previsto.

Programa Criativo substitui Fundo dos Criadores

Com o fim do fundo original, os produtores de conteúdo das regiões afetadas poderão ingressar no Programa Criativo automaticamente, informou o TikTok. A diferença é que o novo mecanismo de recompensa exige que os vídeos tenham mais de um minuto de duração.

O programa foi lançado em fevereiro pela companhia já como uma proposta de substituir o Fundo dos Criadores, ampliar os mecanismos de remuneração e atender as demandas da comunidade. O Brasil foi um dos primeiros países contemplados com o novo recurso. Em maio, a empresa ampliou a modalidade para todos os mercados.

O TikTok lançou em fevereiro um novo programa de remuneração para criadores que substitui o fundo original (Imagem: Olivier Bergeron/Unsplash)
O TikTok lançou em fevereiro um novo programa de remuneração para criadores que substitui o fundo original (Imagem: Olivier Bergeron/Unsplash)
Foto: Canaltech

Para participar do Programa Criativo, é preciso ter mais de 10 mil seguidores, acumular 100 mil visualizações nos últimos 30 dias, produzir conteúdos originais e vídeos com mais de um minuto de duração.

O TikTok não revelou o orçamento destinado a esse programa, mas informou que as recompensas são calculas por Revenue Per Mille (RPM) — métrica que considera os ganhos a cada mil views — e outros indicadores de engajamento.

Segundo a companhia, o programa promete pagamentos até 20 vezes maior do que o Fundo dos Criadores e incentiva a produção de conteúdos com mais qualidade.

Resposta aos concorrentes

A reformulação no modo de remuneração é uma resposta do TiKTok às iniciativas de suas principais concorrentes. O YouTube, por exemplo, aproveitou o descontentamento de criadores com a plataforma chinesa para lançar um programa de recompensa para os Shorts, o seu formato de vídeos curtos.

Pelo app do Google, a monetização é oferecida para contas com mais de 1 mil inscritos e que tenham 4 mil horas de exibição públicas nos últimos 12 meses ou 10 milhões de visualizações de Shorts nos últimos 90 dias.

Assim como o Programa Criativo do TikTok, o modelo de parceria do YouTube considera o número de visualizações das publicações para calcular o repasse aos criadores.

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