TikTok está proibido na Câmara dos EUA, e em breve no governo todo
Até o momento, a proibição se aplica apenas à Câmara. No entanto, a proibição deve chegar em outras instâncias do governo dos EUA em breve
Considerada uma das maiores plataformas de rede social do mundo, o TikTok está oficialmente proibido de ser usado em aparelhos oficiais ou servidores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. O Escritório de Segurança Cibernética alertou para o alto risco de segurança do aplicativo chinês e solicitou a remoção do software. Quem desobedecer a ordem poderá ser punido.
Até o momento, a proibição se aplica apenas à Câmara. O comitê de administração enviou e-mail à equipe dizendo que eles não têm mais permissão para ter o aplicativo instalado em pontos móveis (celulares) gerenciados pela Casa.
No entanto, a proibição também deve chegar em outras instâncias do governo dos EUA nos próximos dias. Isso porque foi incluida uma proibição mais abrangente no projeto de lei de gastos de US$ 1,66 trilhão, que está para ser aprovado pelo presidente Joe Biden. O texto traz um impedimento para todos os aparelhos gerenciados pelo governo federal instalarem o app da ByteDance.
Essa não é a primeira vez que o governo americano implica com o TikTok. Em 2020, o então presidente Donald Trump disse que o aplicativo chinês era uma ameaça e proibiu as empresas norte-americanas de fazerem transações financeiras com a plataforma.
Além disso, Trump havia tentado comprar as operações do TikTok nos EUA com a intenção de proteger os dados dos cidadãos norte-americanos, que poderiam parar nas mãos do governo chinês.