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TikTok quer se consolidar como um espaço para empreendedores no Brasil

TikTok divulga campanha para empreendedores que querem aumentar seus negócios com a ajuda da plataforma

17 jul 2023 - 18h48
(atualizado às 21h08)
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Na última quinta-feira (13), o TikTok realizou um evento em São Paulo para divulgar a nova campanha da marca com empreendedores e profissionais de todo o Brasil que usam o aplicativo para alavancar seus negócios e aumentar suas cartelas de clientes ao publicar seus conteúdos na rede.

No evento realizado na Arena TikTok, em São Paulo, a empresa destacou a presença da plataforma, que hoje já conta com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo, e o impacto que os vídeos compartilhados no aplicativo gera no trabalho de empreendedores, tanto de pequenos quanto de grandes negócios.

Foto: (Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato) / Canaltech

A campanha começa a ser amplamente divulgada na próxima semana e conta com a participação de vários criadores de conteúdos no TikTok. Entre os destaques estão o casal de idosos do perfil SenhoresBacanas, que começaram compartilhando vídeos da sua empresa de caldo de cana e viralizaram com seu conteúdo irreverente; o entregador de apps de delivery do perfil AlanOliveiraofc, que após viralizar foi descoberto como ator e hoje atua em novelas; e ViviCake.real, que compartilha suas criações de bolos ultrarrealistas.

Mas, além dos nomes presentes na campanha, o evento contou com a participação de quatro tiktokers que viralizaram na plataforma e, graças a ela, viram um grande aumento no número de clientes. Com isso, hoje trabalham tanto com seus empreendimentos quanto com a criação de conteúdo no TikTok — a mecânica Andreia Justos, o bartender Vitoh Noia, o limpador de piscinas Rhuan Félix e a ceramista Vida Nurani.

TikTok e os pequenos empreendedores

Além da plataforma, que oferece uma grande visibilidade para criadores de conteúdo que procuraram alternativas para aumentar seus empreendimentos, o TikTok também auxilia e capacita os profissionais para aproveitarem ao máximo os recursos disponibilizados pela empresa.

Isso vai desde dicas de como gravar e postar seus vídeos até orientações para que o alcance das publicações seja ainda maior e de acordo com o que o profissional busca, levando em consideração seu público alvo.

A diretora de marketing para pequenas e médias empresas do TikTok, Silvia Belluzzo, destaca a importância dos materiais e treinamentos disponibilizados para os influencers, tanto na própria ferramenta quanto em feiras e eventos presenciais:

"Quando a gente fala do empreendedorismo, precisa entender que eles precisam de um apoio extra, de um apoio desde o início da jornada, que passa de entendimento da plataforma, entendimento de como explorar a criatividade, como explorar as ferramentas disponíveis na plataforma. Desde o ponto de vista de criação de conteúdo até o ponto de vista de anúncio, quando eles precisam impulsionar o conteúdo. Então entendemos que precisamos fornecer o máximo possível em educação e é o que tentamos levar bastante para o mercado em eventos", explica a executiva.

Andreia Justos — @andreiajustos1

Esse ponto de vista foi algo marcante na trajetória de Andreia Justos — uma mulher mecânica que tem uma oficina de carros na Vila Mariana, em São Paulo. Ao destacar seu crescimento no TikTok e como a plataforma impulsionou seus clientes na oficina, a dona do perfil @andreiajustos1 ressaltou que seus vídeos passaram a viralizar na rede quando passou a usar dicas dadas pela própria Silvia em um evento na Arena TikTok:

"Eu fui na Arena do TikTok no Sebrae em 2022, e foi onde eu descobri que fazendo a narrativa dos meus conteúdos postados, aí eu conseguiria passar para quem está assistindo o que de fato está acontecendo, não só colocar uma música de fundo", explica a empreendedora ao destacar o momento em que seus vídeos passaram a viralizar no TikTok.

Rhuan Félix — @rhuanfelixx

O limpador de piscinas Rhuan Felix (@rhuanfelixx) frisa não só a importância do TikTok quando começou a postar seus vídeos, mas também a ajuda que recebe hoje ao publicar novos conteúdos:

"Hoje o TikTok me dá todo o suporte que preciso, desde a monetização em cada vídeo publicado, até insights para novos conteúdos". Além disso, Felix destaca a importância e o alcance dos seus vídeos, já que recebe muitos clientes que conhecem o seu trabalho por meio da plataforma: "eles já chegam com uma confiança maior porque já sabem como é o meu trabalho porque já viram no TikTok."

Vitoh Noia — @vitoh.noia

Já o barista e bartender Vitoh Noia (@vitoh.noia), que tem um coffee-bar na Asa Norte, em Brasília, falou sobre o quanto o TikTok o ajudou em seu negócio e destacou que, por conta do alcance que recebeu, hoje ele trabalha menos na área operacional do seu estabelecimento para se dedicar à criação de conteúdo do Weknd Coffee Bar para o TikTok:

"Eu tenho um sócio e uma equipe de funcionários que eu consigo manter. Hoje eu fico menos na operação, agora que meu TikTok deu uma alavancada nos negócios e eu consigo dedicar mais tempo na estratégia do meu negócio, enquanto eu tenho uma equipe preparada para cuidar do operacional."

Planos para o futuro com o TikTok

Além de contar como foi o começo do empreendimento e o quanto o TikTok ajudou a aumentar o número de clientes, os três criadores com quem conversamos também destacaram como planejam ampliar ainda mais o negócio junto ao TikTok.

O limpador de piscinas Rhuan Felix destacou que por enquanto atende apenas em Juiz de Fora, MG, onde mora, mas que tem planos de expansão para outros cantos do Brasil. Felix explica que tem planos de viajar por todo o país para limpar as piscinas de seguidores e conquistar mais clientes fora de Minas Gerais.

Já a mecânica Andreia Justos narrou seu desejo de ampliar sua oficina em São Paulo e contratar mais profissionais, dando preferência para outras mulheres mecânicas que, hoje, não têm tanta oportunidade por fazerem parte de uma profissão considerada "só para homens."

Já Vitoh está um pouco modesto no momento, quer ver o crescimento de seu coffee bar em Brasília, mas que não descarta o sonho de levar para mais lugares e talvez abrir mais pontos do Weknd Coffee Bar em outras cidades.

A campanha do TikTok

A campanha do TikTok sobre empreendedores na plataforma vai ao ar no final de julho em propagandas veiculadas na televisão aberta, canais pagos, digital e mídia exterior, entre outros. Além disso, um segundo vídeo — que é uma ramificação da campanha — vai ao já nesta terça-feira (18), com foco em empreendedoras e empreendedores. Este material será distribuído em mídias e plataformas digitais.

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