Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TikTok se prepara para aumentar a duração dos vídeos

Embora tendência seja de vídeos mais curtos, plataforma aposta em triplicar duração dos seus.

23 fev 2022 - 02h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Amanda Vick / Unsplash

Uma notícia boa e outra ruim sobre o TikTok. A boa: pesquisa da própria empresa aponta que os vídeos curtos (padrão da plataforma), de até 60 segundos, tornam o espaço o de melhor engajamento em redes sociais. A ruim: a atenção do usuário típico do TikTok não dura muito além disso. Mesmo assim a plataforma prepara o terreno para publicação de vídeos de maior duração.

Atualmente, o usuário médio do TikTok gasta 85 minutos (uma hora e 25 minutos) todos os dias e abre o aplicativo para assistir a vídeos 17 vezes por dia.

A revista Wired teve acesso a pesquisa interna e um dos apontamentos é que “os usuários de mídia social estão inundados com grandes quantidades de conteúdo de vídeo”. Por conta disso, a capacidade de concentração das pessoas está sendo atingida. Quase 50% dos usuários pesquisados pelo TikTok disseram que vídeos com mais de um minuto eram estressantes; um terço dos usuários assistiu a vídeos on-line aumentando em duas vezes a velocidade.

Mesmo assim, Drew Kirchhoff, gerente de produto do TikTok nos EUA, anunciou que o a plataforma estuda estender a duração máxima de vídeos de um para três minutos. O TikTok realizou testes de vídeos de cinco minutos entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022 e até testou vídeos de 10 minutos entre um pequeno grupo de usuários.

A explicação para isso é que, embora o TikTok tenha aproveitado a onda de popularidade que o levou ao topo das lojas de aplicativos em todo o mundo, para aumentar sua receita de forma sustentável, ele precisa de vídeos mais longos, que ganham mais atenção e permitem que eles vendam mais anúncios.

Na contramão da plataforma, os concorrentes estão trilhando o caminho de vídeos mais curtos. O Instagram lançou o Reels e o Snap lançou o Spotlight em 2020. O YouTube lançou o Shorts e o Pinterest lançou os pins de ideias no ano seguinte. Todos são limitados a um minuto.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade