Tiktoker cobria vida de Elizabeth, de política a curiosidades sobre colares
Conta do TikTok @notaroyalexpert esmiuçava a vida de Elizabeth II e do restante da família real britânica desde 2021
"A Rainha Elizabeth II morreu. Ela faleceu no Castelo de Balmoral com sua família ao seu lado e agora a Operação London Bridge [protocolo pós-morte da monarca], ou na Escócia, a Operação Unicórnio, estão a caminho". Este poderia ser a abertura de um telejornal ou notícia de rádio, mas foi a forma como o mais recente vídeo da conta do TikTok @notaroyalexpert noticou a morte da rainha, nesta quinta-feira (8), aos 96 anos.
O perfil, criado em 2021 por um rapaz aparentemente britânico chamado Charlie (ele não divulga seu sobrenome), é dedicada a esmiuçar o noticiário e curiosidades históricas sobre a rainha e sua família.
Charlie vai de grandes histórias, como a recente troca de primeiros-ministros na Inglaterra, até amenidades, como a vida dos netos e bisnetos de Elizabeth e adereços do figurino da monarca. Na produção, usa apenas seu fone de ouvido com microfone e um efeito "fundo verde" para mostrar fotos da rainha e companhia.
@notaroyalexpert #thequeen ♬ Silent Alert (feat. AutoSilent Disable Sound Mode Silence Enable Stay Silent Phone Ring Song Set on Vibrate Only No App Turn Off) - Mute Switch Broken
"Você deve se lembrar alguns meses atrás que o governo do Reino Unido estava meio que desmoronando, o que tenho certeza que a rainha adorou, e agora temos duas Elisabeths no país, obviamente a Rainha e agora Liz Truss, que hoje foi nomeada a 56º primeira-ministra do Reino Unido", brincou ele, em um vídeo postado na terça-feira, em que comenta que Elizabeth quebrou o recorde do maior número de primeiros-ministros britânicos nomeados em todas as monarquias.
Em outro vídeo, de julho, narrou: "Este colar da Rainha Elizabeth (...) Está na família real há mais de 70 anos e foi um presente do Nizam de Hyderabad [soberano indiano morto em 1948]. (...) É um colar de platina com mais de 300 diamantes. (...) Normalmente, você só verá a rainha usando isso para grandes eventos, como visitas de estado, porque sabemos que a rainha prefere suas pérolas para eventos mais descontraídos".
@notaroyalexpert #fyp #uk #thequeen #royalfamily ♬ Aesthetic - Tollan Kim
Só nesta quinta-feira, @notaroyalexpert postou cinco vídeos sobre o estado de saúde da rainha e sua decorrente morte. No entanto, Charlie reforça que não faz isso como jornalismo ou análise crítica, mas como um hobby.
"Há muitas críticas a serem extraídas dessas instituições, mas – porque eu faço isso apenas por diversão – eu não assumo esse ângulo com meu conteúdo. Existem muitas outras fontes e criadores que adotam um ângulo mais crítico e analítico da família real; essa visão é importante para destacar o quadro completo e criar uma discussão saudável. Mas, minha página, como mencionado, é para conteúdo leve como forma de escapismo", diz ele em um comunicado fixado em sua conta de Instagram.
A conta acumula, até o momento, 233 mil seguidores no TikTok. Apesar de ser muita gente, para efeito de comparação ele tem pouco menos de um terço de fãs do que o perfil oficial da família real britânica na plataforma, atualmente com 897 mil seguidores.