Tiktoker cultiva fungo usando própria pele e sangue e depois come
O fungo cordyceps é conhecido por dar enredo à série The Last Of Us, da HBO, e pode infectar formigas e outros insetos
Em uma tentativa de se conectar com os "cogumelos zumbis" da vida real, um empreendedor decidiu cultivar o fungo cordyceps usando partes de seu próprio corpo e depois comer.
O experimento, documentado em sua conta do TikTok, deixou espectadores perplexos e curiosos sobre os limites da curiosidade humana.
Jacob Riley Hood, também conhecido como @southernspore, realizou essa tarefa com cordyceps, um gênero de fungo conhecido por suas estruturas ramificadas, chamadas "hifas", que crescem dentro de seus hospedeiros.
No mundo real, o cordyceps é frequentemente associado a lendas de zumbis e foi foco de pesquisas médicas.
@southernspore Cordyceps growing off human blood and skin #cordyceps #lastofus #mushroomgrowing #educational ♬ original sound - Southernspore
Conexão
O empreendedor decidiu pensar literalmente no mundo do cordyceps, colocando um pedaço de sua própria pele morta, infectada por fungos, sob um recorte para mostrar aos espectadores como as hifas do organismo estão crescendo.
Em seus vídeos no TikTok, ele descreve a coloração das estruturas como "nojenta", mas notou um sabor estranhamente doce.
O experimento não parou por aí. Hood também usou a pele rasgada de suas mãos como substrato para alimentar os cordyceps, permitindo que o fungo crescesse em sua própria pele e sangue.
Após o crescimento, ele examinou o disco resistente de micélio resultante, que se assemelhava a um "macarrão", para identificar os pedaços de sua própria pele que sustentavam o processo.
Embora o tiktoker tenha disposição para repetir a experiência, ele enfatizou que não usaria seu próprio sangue na próxima vez, já que a extração de sangue humano provou ser um desafio.
Ele sugeriu a possibilidade de usar sangue animal, ossos e carne em futuros experimentos.
O fungo
O cordyceps tem sido objeto de pesquisas médicas sérias, já que seu cultivo em laboratório pode ser mais eficaz e econômico na produção de compostos benéficos, como a cordicepina, que tem potencial no tratamento do câncer.
No entanto, a confiança do fungo como um organismo que se alimenta de cadáveres de insetos e outras criaturas contribui para sua associação a histórias de ficção científica e terror.
Eles são conhecidos por infectar formigas e outros insetos, transformando-os em zumbis, uma história que modernizou filmes e séries, como “The Last of Us”, da HBO.
Mesmo com a ligação com ficção e às histórias de zumbis, os cordyceps são apreciados por suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde, e os seres humanos são procurados para desfrutar dessas qualidades, independentemente de sua história peculiar e inusitada.