Título de eleitor é o documento digital mais usado do país, diz levantamento
Levantamento da Mobile Time mostrou que 54% dos brasileiros possuem o aplicativo baixado em seus smartphones
O título de eleitor, disponível no e-Título, é o documento digital mais utilizado no Brasil, de acordo com um levantamento sobre senhas, biometria, identificação e autenticação digitais. Segundo a pesquisa da Mobile Time, 54% das pessoas tinham o aplicativo baixado no celular. Logo atrás, com 51% está a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Vacinação (43%). Além disso, 25% utilizavam o Registro Nacional (RG).
Com a popularização dos celulares, principalmente os de baixo custo, houve uma série de iniciativas de órgãos governamentais para viabilizar uma “transformação digital” nos últimos anos. Ainda assim, de acordo com o texto, 18% dos entrevistados não possuem nenhum desses documentos em seu telefone.
O levantamento apontou ainda uma diferença no uso do app em cada classe social: quando separados entre os mais ricos e os mais pobres, por exemplo, o documento mostrou que nas classes A e B, 62% possuem a versão digital do título de eleitor, enquanto o índice era de 53% entre as pessoas das classes C, D e E.
Realizada entre os dias 19 e 26 de outubro de 2021, a pesquisa tem 2,1 pontos percentuais de margem de erro e conversou com 2.080 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone. O grau de confiança é de 95%.
Benefícios de documentos digitais
Quando se fala em ter documento digital, ou guardar senhas no próprio celular, a ideia pode estar longe da realidade para muitas pessoas, principalmente as mais velhas.
O grupo mais jovem, de 16 a 29 anos, é o que mais confia na própria memória para essa tarefa (64%). O percentual diminuiu para 56% na faixa de 30 a 49 anos e cai para 49% entre aqueles com 50 anos ou mais de idade. Por outro lado, o grupo mais velho é o que mais recorre ao bom e velho papel para anotar suas senhas (38%).
No entanto, ter documentos digitais pode apresentar benefícios para os usuários: alguns deles são deixar de depender da documentação em papel e centralizá-las no telefone; ou ter acesso a eles de forma online por meio do Gov.br, a plataforma de serviços do Governo Federal.