Toyota forma aliança para "salvar" motores a combustão
Desenvolver uma nova geração de motores mais limpos se tornou ideia comum entre Toyota, Mazda e Subaru. Empresas selaram pacto para compartilhar informações
Toyota, Subaru e Mazda, três das principais fabricantes de carros do Japão, resolveram formar uma aliança para tentar "salvar" ou, pelo menos prolongar, a vida dos motores a combustão. As empresas revelaram que a ideia é "descarbonizar os motores de combustão interna, tornando-os compatíveis com vários combustíveis neutros em carbono".
- Toyota corrige "falha grave" na linha do Corolla Cross 2025
- Você sabia que a Toyota tem uma fábrica secreta?
Em outras palavras, as montadoras passarão a trocar informações importantes sobre o desenvolvimento de seus motores para buscar a melhor solução de acordo com os regulamentos de emissões de gases poluentes, cada vez mais rigorosos em todo o planeta.
"À medida que continuamos a refinar a tecnologia de eletrificação, iremos também melhorar nossos motores com o objetivo de usar combustíveis neutros em carbono no futuro. Seguindo em frente, as três empresas que compartilham a mesma aspiração continuarão a avançar na busca pela excelência sustentável na fabricação de automóveis japoneses", explicou Atsushi Osaki, CEO da Subaru.
Masahiro Moro, CEO da Mazda Corporation, e Koji Sato, CEO da Toyota, endossaram as palavras do representante da Subaru e reiteraram a importância de encarar "o desafio de evoluir motores que estejam em sintonia com o ambiente energético do futuro. tecnologias de motores através de uma competição amigável".
Toyota é dona de parte das empresas
Vale lembrar que o compartilhamento de informações entre Subaru, Mazda e Toyota é inédito em níveis tão avançados, mas não uma novidade total já que a Toyota é parcialmente dona das outras duas fabricantes de carros.
A partir de agora, porém, as três caminharão no mesmo sentido e buscarão não só melhorar o desempenho do motor isoladamente, mas também otimizar a integração com unidades de propulsão elétrica, aproveitando as vantagens que cada um pode oferecer durante o processo.
As três fabricantes já definiram em que cada uma delas irá trabalhar nessa nova fase. A escolha da Toyota foi a de renovar o desenvolvimento de motores de quatro cilindros em linha, enquanto a Mazda optou por aplicar melhorias em motores rotativos. A Subaru, por sua vez, vai desenvolver propulsor Boxster.
Todas as empresas estão em busca de integrar essa nova geração de motores às unidades de propulsão elétrica, o que irá gerar, dentro de um futuro não muito distante, a neutralidade em carbono por meio de renovados motores sem a utilização de combustíveis fósseis, e sim de e-fuel, hidrogênio líquido ou biocombustíveis.
Trending no Canaltech:
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- Homem de Ferro ganha armadura que é uma carta de amor ao sci-fi retrô
- ChatGPT libera acesso gratuito aos GPTs; veja os 10 mais legais
- BYD King l Sedan híbrido rival do Toyota Corolla já está no Brasil
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração