Tradução do Google vai te ajudar com garrancho de médico; entenda
Ferramenta de inteligência artificial pode ajudar a traduzir letra de profissionais de saúde
O Google está desenvolvendo uma tecnologia que será capaz de ajudar a traduzir os famosos e odiados garranchos de médicos em receitas de remédio. Palavras arrastadas, letras distorcidas e riscos quase incompreensíveis que tiram o sono dos farmacêuticos são o novo foco do Google Lens, ferramenta de inteligência artificial da plataforma.
O Google Lens já está disponível e pode ser usado para detectar objetos como produtos, plantas ou espécies animais e traduzir idiomas. O aplicativo também pode ser usado para transcrever digitalmente notas manuscritas, mas tem capacidade limitada de reconhecimento de escritas que não sejam tão legíveis.
Em sua conferência anual realizada na Índia, a plataforma anunciou que está trabalhando farmacêuticos para aprimorar o entendimento da letra dos médicos. Com o novo recurso, usuários poderão tirar uma foto da receita (ou carregar uma imagem da biblioteca) e subir na plataforma.
We’ve started working on the complex process of identifying what’s written on medical prescriptions by building an assistive model to digitise it, using AI, for medical healthcare professionals.#GoogleForIndia pic.twitter.com/XD8YwJ6HBr
— Google India (@GoogleIndia) December 19, 2022
Depois, a imagem será processada e o aplicativo irá detectar quais os medicamentos que estão sendo mencionados no documento.
Em um comunicado, o Google informou que a tecnologia deverá funcionar de forma assistiva aos profissionais de saúde, mas que "nenhuma decisão será tomada apenas com base na saída fornecida por essa tecnologia”.
A companhia ainda não liberou a data de lançamento do recurso, mas adiantou que “ainda há muito trabalho a ser feito antes que o sistema esteja pronto para o mundo real”.