Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Transtornos mentais aumentam chances de ataque cardíaco ou AVC

Segundo estudo, as pessoas com menos de 40 anos com transtorno mental eram 58% mais propensas a ter um ataque cardíaco e 42% mais propensas a ter um derrame

9 mai 2023 - 13h30
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo um estudo publicado no periódico European Journal of Preventive Cardiology no último dia 28, transtornos mentais podem aumentar as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Para chegar a essa descoberta, o grupo de pesquisadores analisou os dados de saúde de mais de 6,5 milhões de pessoas.

O público analisado fez exames entre 2009 e 2012 e posteriormente em 2018. Cerca de 13% dos participantes tinham algum tipo de transtorno mental (insônia, ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno alimentar, esquizofrenia).

Conforme revela o estudo, as pessoas com menos de 40 anos com transtorno mental eram 58% mais propensas a ter um ataque cardíaco e 42% mais propensas a ter um derrame do que aquelas sem transtorno.

Os próprios pesquisadores reconhecem que o alto número de participantes com transtorno mental pode apontar para uma maior necessidade de gerenciamento de condições psicológicas e monitoramento da saúde cardíaca naqueles em risco.

"Se pudermos reduzir o número de pessoas que vivem com doenças mentais crônicas, poderemos encontrar benefícios secundários nos próximos anos em relação ao número de pessoas com problemas cardíacos", apontam os pesquisadores.

A descoberta do estudo não quer dizer exatamente que os transtornos mentais causam ataques cardíacos ou AVC, mas que uma coisa pode levar a outra, por conta dos hábitos, como a alimentação e a prática de atividades físicas.

Acidente vascular cerebral (AVC)

Foto: Madi7779/Envato / Canaltech

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, e os sintomas aparecem de forma súbita . É preciso estar atento aos sinais: durante o AVC, a boca pode ficar torta. Por isso, deve-se pedir para que a pessoa tente dar um sorriso. Além disso, fica difícil para a pessoa levantar os dois braços ao mesmo tempo, então uma dica é pedir para que a pessoa tente abraçar.

Vale ficar atento ao fato de que quem está tento um AVC pode começar a apresentar dificuldades de fala. Se houver um desses sinais, é necessário chamar socorro urgentemente.

Ataque cardíaco

Segundo o CDC (agência de saúde dos EUA), o ataque cardíaco é a consequência da interrupção do fluxo sanguíneo, ou seja: acontece quando uma parte do músculo não recebe sangue suficiente. Com essa dificuldade no fluxo sanguíneo, o músculo cardíaco precisa de um esforço extra para funcionar, o que gera a dor no peito, um dos primeiros sinais do ataque.

Os principais sintomas de um ataque cardíaco são: fraqueza, tontura, desmaio e dores na mandíbula, pescoço, costas, braços ou ombros, além de falta de ar.

Fonte:  European Journal of Preventive Cardiology via CNN 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade