Tribunal da UE mantém multa por cartel de painéis LCD para LG Display
O Tribunal de Justiça da União Europeia manteve neta quinta-feira uma multa de 210 milhões de euros (224,8 milhões de dólares) imposta contra a sul-coreana LG Display por participar de um cartel de fabricantes de painéis LCD entre 2001 e 2006.
A LG Display, cuja maior acionista é a LG Electronics, foi multada inicialmente em 215 milhões de euros. o Tribunal Geral da UE cortou a multa em 5 milhões de euros no ano passado.
A LG Display então entrou com recurso, buscando uma redução maior do valor. Ela argumentou que a Comissão, ao calcular a soma, não deveria ter levado em conta as vendas de painéis às controladoras da LG Display, a Philips e a LG Electronics.
A companhia alegou que estas vendas não poderiam ter sido afetadas pelo cartel por terem sido feitas a preços preferenciais.
No entanto, o tribunal disse que estas deveriam ser consideradas como vendas a terceiros independentes.
O tribunal acrescentou que a multa deve ser determinada pelas vendas gerais no mercado afetado pela infração, independentemente dos preços das vendas terem sido ou não afetados pelo cartel.
A Philips vendeu sua fatia na LG Display em 2008, até quando a empresa era chamada de LG Philips LCD.
No total, a Comissão Europeia aplicou multas em 2010 totalizando 648,9 milhões de euros contra seis fabricantes de painéis coreanas e de Taiwan. A Samsung ficou isenta de multas pois foi a primeira a fornecer informações sobre o cartel.
(Por Philip Blenkinsop)