Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump demite membros do Conselho de Segurança Cibernética em meio a investigação sobre ataque hacker

O comitê consultivo do Departamento de Segurança Interna estava investigando um hack chinês nas telecomunicações dos EUA

23 jan 2025 - 13h40
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) dispensou membros de vários de seus comitês consultivos. Essa medida inclui o desmanche do Comitê de Revisão de Segurança Cibernética (CSRB) - responsável por investigar grandes incidentes de cibersegurança.

Todas as demissões são justificadas como parte de uma iniciativa de cortar gastos da agência. "alinhado ao compromisso do Departamento de Segurança Interna em eliminar o mau uso de recursos e garantir que as atividades do DHS priorizem nossa segurança nacional, estou direcionando o fim de todas as atuais participações em comitês consultivos dentro do DHS, com efeito imediato", afirmou na segunda feira, 20, um documento assinado pelo secretário interino Benjamine C. Huffman.

A demissão em massa deve interromper uma investigação conduzida pela agência sobre ataques a empresas de telecomunicações americanas por um grupo chinês, apelidado como Salt Typhoon (ou Tufão de Sal, em português). Entre os cidadãos que tiveram metadados coletados pelos hackers, também estão Donald Trump, J.D Vance e outros funcionários de alto escalão do governo.

"As atividades futuras do comitê serão focadas exclusivamente em avançar nossa missão crítica de proteger a nação e apoiar as prioridades estratégicas do DHS", continuou o documento. "Aos membros do conselho consultivo que estão de saída, vocês são bem-vindos para se candidatar novamente, obrigado pelo seu serviço".

O inquérito que investigava o ataque hacker tinha apoio bipartidário. Legisladores americanos descreviam esse caso como o mais prejudicial da história das telecomunicações. A China nega as acusações.

Em defesa ao presidente, o republicano e presidente do Comitê de Segurança Interna da Câmara, Mark Green disse ao Nextgov/FCW que os membros demitidos do CSRB foram nomeados pelo antigo diretor da CISA e que "como qualquer nova administração, o presidente Trump está formando sua equipe".

"Dado que o CSRB tem a tarefa de investigar intrusões cibernéticas significativas, como o incidente do Microsoft Exchange que meu comitê examinou no ano passado, a nova liderança do DHS do Presidente Trump deve decidir o futuro do Conselho", afirmou Green. "Isso pode incluir nomear novos membros, revisar sua estrutura ou decidir se o Conselho é a melhor maneira de examinar intrusões cibernéticas".

"Isso é comum com toda nova administração. Aconteceu no passado, e acontecerá no futuro", disse Brian Harrell, ex-oficial de cibersegurança do DHS no primeiro mandato Trump. "A administração Trump está procurando proteger o país e mitigar riscos rapidamente, e isso requer sinergias ideológicas".

Especialistas em cibersegurança do setor provado também colaboram com o CSRB. A organização investigou outro caso de hackers chineses que envolvia uma invasão à documentos da Microsoft em 2023.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade