TSMC sempre disse que fabricar chips nos EUA é mais caro do que fazê-lo em Taiwan; a sua fábrica no Arizona nega
A primeira fábrica da TSMC no Arizona entrará em operação em larga escala durante o primeiro semestre de 2025
Morris Chang não é infalível. Ninguém é. Este experiente engenheiro taiwanês formado nos Estados Unidos é um dos especialistas mais respeitados da indústria global de semicondutores. Afinal de contas, fundou a TSMC (multinacional taiwanesa fabricante de chips semicondutores) em um momento histórico, 1987, quando Taiwan ocupava uma posição muito discreta no mercado de produção de circuitos integrados. Sua astúcia é inegável. Afinal, objetivamente, ele tomou decisões muito acertadas à frente da TSMC.
No entanto, suas previsões nem sempre são certeiras. Em diversas ocasiões, ele afirmou publicamente que os custos de produção das fábricas localizadas fora de Taiwan irão dobrar no futuro, o que terá um impacto direto no preço dos chips. Esse aumento é consequência da elevação no preço da energia, dos custos relacionados aos salários dos trabalhadores e do impacto que a inflação tem causado no preço das matérias-primas essenciais.
Processar uma bolacha de silício no Arizona custa à TSMC menos de 10% a mais do que fazê-lo em Taiwan
Em meados de abril de 2024, C. C. Wei, o executivo que na época comandava a TSMC, relativizou as declarações de Morris Chang ao antecipar que o aumento dos custos decorrentes da fabricação de circuitos integrados de ponta nas fábricas que a empresa mantém fora de Taiwan seria dividido entre a TSMC e seus clientes: "Se meu cliente quiser fabricar em uma região específica [fora de Taiwan], então definitivamente a TSMC e o próprio cliente terão que ...
Matérias relacionadas