Tubarão com 100 dentes afiados é encontrado; por que espécie é rara?
Pescador manteve animal refrigerado em sua van por dois dias até receber análise da Sociedade Zoológica de Londres
Pode parecer história de pescador, mas o britânico Barry Trevet tem a foto para comprovar que encontrou uma espécie rara de tubarão com 100 dentes afiados. O animal foi visto em uma praia turística de Dorset, na Inglaterra, e estava morto quando foi localizado.
O predador marinho tem mais de três metros e 107 quilos, e chamou a atenção do homem enquanto ele pescava na região.
“O tubarão já estava morto, flutuando sob a superfície a alguns quilômetros de distância. O meu barco tem apenas sete metros e o tubarão tinha metade do comprimento”, disse Trevett à imprensa local.
“Como amante do oceano, fiquei completamente surpreso ao ver uma criatura tão magnífica. Mas também triste por estar morto”, afirmou.
Ele relatou sobre o avistamento do tubarão à Sociedade Zoológica de Londres e manteve o animal em sua van refrigerada por dois dias para que especialistas pudessem coletar o tubarão e realizar exames.
Tubarão-tigre de areia
O predador encontrado pelo pescador é da espécie tubarão-tigre de areia, nativo da Austrália e da África, segundo relatou o pescador ao jornal The Sun.
Este já é o terceiro tubarão-tigre de areia encontrado nas Ilhas Britânicas em dois meses, o que faz com que os especialistas acreditem que eles podem estar se espalhando pela região.
Devido ao seu habitat costeiro, os tubarões-tigre de areia sofrem sobrepesca e, como resultado, sofreram um declínio de 75% de 1980 a 1990. A sobrepesca, combinada com a taxa reprodutiva extremamente baixa do tubarão tigre de areia, levou a espécie a ser listada como vulnerável à extinção.
Tubarão ou brinquedo? Descoberta é debatida
Em março deste ano, um artigo que descrevia a descoberta inédita de um tubarão-duende no Mediterrâneo, com publicação em revista científica, pode ter sido construído a partir de uma confusão com um brinquedo de plástico.
O espécime foi encontrado por Giannis Papadakis, um cidadão que não faz parte da comunidade científica tradicional, em agosto de 2020. O tubarão-duente, até então, nunca havia sido encontrado na região mediterrânea.
Na ocasião, o fato foi celebrado como um exemplo de integração cidadã no processo de construção da ciência. Mas não demorou muito para que diversos cientistas começassem a contestar o achado. Muitas partes do tubarão, que só foi analisado por foto, não condiziam com outros exemplares do animal registrados pela ciência.
As indagações tomaram mais força quando veio à tona um brinquedo de plástico, fabricado pela marca italiana DeAgostini, cujas características são muito semelhantes à do achado de Papadakis.