Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tubarões de recifes estão ameaçados de extinção, e pesca é a culpada

Equipe internacional de pesquisadores descobriu que principais espécies diminuíram de 60% a 70%

16 jun 2023 - 11h00
(atualizado em 21/6/2023 às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Um tubarão-enfermeira é visto no recife de coral em Belize
Um tubarão-enfermeira é visto no recife de coral em Belize
Foto: Divulgação

Uma pesquisa publicada na revista Science, na quinta-feira (15), mostrou que a pesca excessiva está levando os tubarões dos recifes de coral à extinção. 

Os resultados fazem parte de estudo mundial do projeto Global FinPrint, que coletou mais de 22 mil horas de vídeos de recifes na África, Oriente Médio, Ásia, Australásia e Américas.

Segundo os autores, isso sinaliza um perigo muito maior para os predadores marinhos do que se pensava anteriormente.

  • Uma equipe de mais de 100 cientistas descobriu que cinco das espécies mais comuns de tubarão de recife de coral — cinzentos, enfermeira, caribenho, de ponta negra e de ponta branca — diminuíram de 60 a 70%;
  • Os dados de diminuição foram derivados de um modelo de computador que estimou como seriam os números de tubarões sem as interferências humanas;
  • Os animais estavam totalmente ausentes em 14% dos recifes onde haviam sido documentados anteriormente.

Impactos

De acordo com o principal autor do estudo, Colin Simpfendorfer, da Universidade James Cook e da Universidade da Tasmânia, o fator determinante no declínio das populações de tubarões foi a pesca excessiva, tanto visando os tubarões por suas barbatanas e carne quanto matando-os involuntariamente como captura acessória.

E não é só o risco de extinção o problema. O estudo mostrou que a perda de tubarões causa efeitos cascata na cadeia alimentar, já que as presas que eles comem aumentam em número, pois não haverá tantos predadores. Isso criará movimentos imprevisíveis que colocam em risco a segurança alimentar humana.

"Os tubarões de recife também controlam os herbívoros", disse Simphendorfer à AFP. Segundo ele, quando os herbívoros se tornam mais comuns, eles comem mais algas, que sintetizam o carbono da atmosfera durante a fotossíntese.

Mais do que isso, ele explica que o "sequestro" de carbono em recifes de corais sem tubarões é muito menor do que em recifes com tubarões — o que significa que há também um impacto no aquecimento global.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade