Tubarões viram "amigos" e viajam juntos por 6 mil quilômetros
Pesquisadores planejam testar o sangue dos animais para averiguar se eles possuem algum grau de parentesco
Cientistas flagraram dois tubarões que parecem ter se tornado parceiros de viagem por 6 mil quilômetros nos últimos 8 meses.
A dupla de tubarões brancos, espécie conhecida por hábitos solitários, ronda a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá desde dezembro de 2022, segundo a ONG de pesquisa Ocearch.
Em um vídeo publicado no Facebook no início do mês, os pesquisadores afirmam que os animais, que receberam os nomes de Simon e Jekyll, receberam um rastreador e têm sua trajetória acompanhada de maneira remota.
Os tubarões brancos, nome científico Carcharodon carcharias, são predadores marinhos conhecidos por sua aparência imponente, dentes afiados e habilidades de caça. Estudos apontam que a força da mordida de um tubarão branco macho adulto pode ser equivalente a mais de uma tonelada — tudo isso espalhado por mais de 3 mil dentes.
Algumas de suas presas mais importantes são mamíferos marinhos, como focas e golfinhos, além de peixes.
O tubarão branco é endotérmico, ou seja, de sangue quente, o que lhe permite manter uma temperatura corporal maior do que a das águas em que circula. É uma espécie que pode ser encontrada nas águas superficiais costeiras de todos os principais oceanos.
"Nunca vimos algo assim antes", disse Bob Hueter, cientista da Ocearch, se referindo à semelhança das trajetórias traçadas pelos dois tubarões.
Ambos são jovens, com Simon pesando 196 km e Jekyll pesando 179 km, de acordo com seus perfis no site da instituição. O trajeto completo da dupla e de outros animais que receberam rastreadores, como golfinhos e tartarugas, podem ser vistos na página.
Segundo a Ocearch, o próximo passo é testar o sangue dos tubarões para averiguar se eles possuem algum grau de parentesco — ou se um apenas foi com o focinho do outro.