Tudo que sabemos sobre TOI 700 e, planeta habitável descoberto pela Nasa
Agência espacial americana descobriu planeta do tamanho da Terra com zona considerada habitável
Uma missão da Nasa encontrou um planeta do tamanho da Terra orbitando uma estrela a aproximadamente 100 anos-luz de distância. O TOI 700 e faz parte do sistema de planetas que orbita a estrela TOI 700 e é o segundo do grupo a ser classificado como habitável. Antes disso, o TOI 700 d era o único candidato.
O TOI 700 e orbita a uma "zona habitável otimista" de sua estrela, segundo a agência espacial. Isso significa que a distância do planeta para a TOI 700 é provavelmente segura para que a água no formato líquido possa existir em sua superfície — um importante critério para analisar se o ambiente pode ser habitável para humanos no futuro.
O planeta mais próximo da estrela é o TOI 700 b, que tem no 90% do tamanho da Terra e uma órbita de cerca de dez dias terrestres. O TOI 700 c, que tem cerca de 2,5 vezes o volume do nosso planeta, termina uma órbita em cerca de 16 dias.
Os planetas "d" e "e" têm órbitas mais longas, de 37 e 28 dias, respectivamente. Os cientistas acreditam que o TOI 700 e tem uma estrutura rochosa.
Estrelas anãs M como a TOI 700 são pequenas e frias, comuns no universo e, nos últimos anos, descobriu-se que muitos astros do tipo hospedam exoplanetas como o TOI 700 e.
A descoberta do quarto planeta do sistema foi anunciada na terça-feira (10), durante a 241ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.
Agora, mais estudos sobre o novo planeta devem ser desenvolvidos a partir da missão do Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS, em inglês), responsável pelo que sabemos sobre o sistema TOI 700 até agora.