Turbulência em aviões pode piorar com o aquecimento global; entenda
À medida que o mundo aquece, os ventos irão se tornar cada vez mais rápidos, dizem os pesquisadores
Um estudo publicado na revista Nature Climate Change alerta que a turbulência severa em aviões pode aumentar com o aquecimento global.
Os autores do estudo, da Universidade de Chicago e do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, dizem que o aquecimento global está acelerando os ventos nas correntes de jato, devido às mudanças na densidade do ar da atmosfera terrestre.
Essas velocidades mais rápidas do vento causam correntes ascendentes e descendentes mais violentas – resultando em turbulência forte para os aviões.
“Com base nestes resultados e no nosso conhecimento atual, esperamos ventos recordes”, disse a professora Tiffany Shaw, da Universidade de Chicago.
Segundo ela, é provável que contribuam para a "diminuição dos tempos de voo, o aumento da turbulência em céu claro e um potencial aumento na ocorrência de condições meteorológicas severas”.
Correntes
As correntes de jato são ventos poderosos e estreitos na alta atmosfera que orientam grande parte dos sistemas climáticos da Terra e estão ligados a surtos de condições climáticas severas.
Eles geralmente se movem de oeste para leste ao redor do globo na alta atmosfera, cerca de 10 km acima do solo.
As correntes de jato se formam devido ao contraste entre o ar frio e denso nos polos e o ar quente e leve nos trópicos, em combinação com a rotação da Terra.
O que descobriram
Ao combinar modelos de alterações climáticas com o que sabemos sobre a física das correntes de jato, os investigadores descobriram que as alterações climáticas intensificam este contraste.
À medida que o ar nos trópicos aquece ainda mais, ele reterá muito mais umidade.
Embora o ar nos polos também aqueça, o ar mais quente pode reter muito mais umidade do que o ar frio, de modo que a diferença geral de densidade apenas aumenta acentuadamente – fazendo com que os ventos rápidos na corrente de jato fiquem cada vez mais rápidos.
À medida que o mundo aquece, os ventos irão se tornar cada vez mais rápidos – cerca de 2% por cada grau Celsius que o mundo aquece, estimam os autores do estudo.
Cientistas já sabem que um efeito potencialmente positivo da corrente de jato são os voos mais rápidos, dependendo da direção em que o avião se dirige.
Os aviões podem “surfar na brisa” para aumentar a velocidade e reduzir o tempo de voo, ao mesmo tempo que queimam menos combustível e, por sua vez, reduzem as emissões de carbono.
Outra pesquisa
Um estudo da Universidade de Reading descobriu que os voos comerciais transatlânticos poderiam consumir até 16% menos combustível se fizessem melhor uso dos ventos rápidos.
Embora os voos transatlânticos mais rápidos possam não parecer tão ruins, o outro lado é que os aviões provavelmente enfrentarão mais turbulência.
Para aviões comerciais, o tipo de turbulência mais problemático no momento – conhecido como turbulência de ar limpo (CAT) – é invisível.
Além disso, as correntes de jato influenciam fortemente o clima no solo – incluindo os eventos climáticos mais intensos.
“As correntes de jato são importantes porque moldam o clima da superfície da Terra, orientando os sistemas meteorológicos e estão ligadas à ocorrência de condições meteorológicas intensas”, afirmam os especialistas no seu artigo.
Segundo eles, as regiões em torno dos ventos rápidos das correntes de jato de nível superior têm sido associadas à ocorrência de tempestades fortes, tornados e granizo.
Agora, a equipe pede mais estudos para prever exatamente como esses ventos mais rápidos impactarão as tempestades individuais e as ocorrências climáticas anormais.