Twitter apresenta falha e usuários ficam sem tuitar
Mensagem de erro afirma que 'limite diário' de postagens foi atingido; mensagens diretas também não funcionam
O Twitter apresenta falha na publicação de tuítes, o que faz com que usuários não consigam publicar na rede social. O incidente teve início por volta do início das 19h desta quarta-feira, 8. Até a publicação desta matéria, o problema não foi resolvido.
Ao publicar na rede social, usuários foram impedidos de tuitar e se depararam com a seguinte mensagem: "Você ultrapassou o limite diário de envio de Tweets." Geralmente, esse recado é associado a contas que fazem spam, ou seja, publicam uma série de tuítes idênticos e de forma repetida.
O site Downdetector, pelo qual internautas apontam a falha de serviços na Web, acusa 9,5 mil reclamações de usuários nos Estados Unidos, bem como 400 reclamações no Brasil.
Atualmente, o limite diário para a publicação de tuítes é de 2,4 mil por dia, segundo as diretrizes de uso da plataforma. "O limite de Tweets de 2,4 mil atualizações por dia é ainda dividido em intervalos de meia hora. Se você atingir o limite de atualizações/Tweets da conta, tente novamente algumas horas depois que o período do limite expirar", diz a companhia.
Além disso, o recurso de Mensagens Diretas (DMs, na sigla em inglês) também esteve fora do ar, impedindo que o recurso de bate-papo fosse utilizado. Usuários também relataram que não conseguiam curtir, retuitar publicações nem seguir novos perfis.
Na rede social, perfis afirmam ter conseguido furar o bloqueio ao agendar tuítes — é o caso da reportagem do Estadão (veja abaixo).
O Twitter apresentou instabilidade nesta quarta, 8. Não é possível tuitar ou enviar msgs pela DM. Só conseguimos publicar esta mensagem, porque agendamos o tuíte. Força guerreiros!
— Link Estadão (@EstadaoLink) February 8, 2023
Sem representação no Brasil, a reportagem não conseguiu acesso ao Twitter. Novo dono do Twitter, o bilionário Elon Musk não se manifestou nas redes sociais sobre o caso.
Twitter vai quebrar?
Usuários e ex-funcionários do Twitter vêm questionando a manutenção e o funcionamento do Twitter, que demitiu mais de 3 mil pessoas da empresa desde a aquisição da companhia por Elon Musk por US$ 44 bilhões, em outubro passado.
Segundo relatos da época, as demissões incluíram desenvolvedores, engenheiros e gerentes de produto que há anos trabalhavam na companhia — sem recolocar essas pessoas nas vagas, a plataforma poderia enfrentar problemas para continuar no ar e "quebrar".