Twitter cortará acesso gratuito à sua API acadêmica
Rede social divulgou alguns poucos detalhes sobre sua nova API paga - e eles não são nada promissores
O Twitter enviou um email para desenvolvedores que utilizavam sua API, na tarde desta sexta-feira (10.fev), informando novos e nada promissores detalhes sobre o plano pago para acesso à sua interface de programação.
FORA PESQUISADORES. No email, o Twitter ressaltou o que havia informado anteriormente: o novo acesso à API custaria US$100 para um "uso de nível baixo da API", embora ainda não tenha explicado o que isso significa.
A novidade é que, a julgar pelo comunicado do Twitter, esse novo acesso vai resultar no fim do acesso gratuito a pesquisadores acadêmicos.
A API do Twitter é incrivelmente útil para pesquisas acadêmicas, e ainda é difícil prever o impacto que isso terá em estudos e monitoramentos.
SUBSTITUIÇÃO. A versão 2 da API do Twitter possui, hoje, três tipos de acessos. Grosso modo, eles permitem as seguintes funcionalidades:
- Essential: download de 500 mil tweets por mês com limitação de busca de 7 dias, inclusive para uso comercial;
- Elevated: download de 2 milhões de tweets por mês com mesma limitação de busca, inclusive para uso comercial;
- Academic Research: download de 10 milhões de tweets sem restrição de período de busca.
O email do Twitter deixa claro que todos esses recursos serão substituídos pela nova forma de acesso.
"Este acesso básico vai substituir nossos níveis anteriores de acesso (Essential, Elevated e Academic Research)"
ACESSO GRATUITO. A linguagem do email do Twitter é meio vaga, mas aparentemente o acesso gratuito que será fornecido estará restrito apenas para composição de publicação de tweets - e não a download de tweets.
Também iremos apresentar uma nova forma de acesso gratuito de escrita para a API do Twitter limitada à criação de até 1.500 tweets por mês.