Twitter e Ibope fazem parceria para medir audiência na rede
O Twitter anunciou uma parceria com o Ibope para criar um sistema de pesquisa com finalidade de medir a audiência na televisão e sua repercussão online. Em comunicado enviado à imprensa, as empresas afirmam que o Ibope Twitter TV Ratings (ITTR) analisará conversas e comentários dos usuários sobre o conteúdo da TV no microblog, usando um algoritmo que captura tudo que está sendo falado na rede social.
Ibope e Twitter ainda apontam que o novo sistema de pesquisa tem como objetivo medir quantos usuários escrevem sobre um programa, quantos tuítes são enviados e quantas pessoas leem as mensagens no microblog.
Para o presidente do Ibope Media, Orlando Lopes, esta é uma oportunidade para dizer às emissoras o que está acontecendo “minuto a minuto”. Já para o diretor-geral do Twitter Brasil, Guilherme Ribenboim, o ITTR pode ser usado pelas agências e produtores de TV para direcionarem suas estratégias. “Como a experiência de assistir TV continua evoluindo, as emissoras e anunciantes têm cada vez mais nos solicitado um referencial comum para medir o engajamento de sua programação na América Latina”, afirma Ribenboim.
No Brasil, 54% dos internautas assistem à TV e usam internet ao mesmo tempo, o conceito é chamado de segunda tela. Ainda segundo o Ibope, 38% tuítam sobre o que estão assistindo e 80% mudam de canal ou ligam a TV para a assistir algo a partir de alguma informação da internet.
As companhias informam que o ITTR estará disponível no Brasil apenas no fim de 2014 e não atuará na Copa e nas eleições.